InstagramMídias SociaisSEO

SEO no Instagram – Como funciona?

SEO no Instagram é um tema importante. Vivemos num mundo dominado pelos motores de busca. Por isso vou falar para vocês um pouco de SEO e também como ele funciona no Instagram.

95% do tráfego de pesquisa que atravessa o Google, o Alphabet está constantemente atualizando e alterando seus algoritmos para garantir a melhor experiência do usuário.

O Google faz isto para que as pessoas possam encontrar a informação que eles buscam da maneira rápida. E é por isso que a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é essencial para qualquer negócio.

Mas o Instagram tem seu próprio mecanismo de busca. Então, existe SEO para Instagram ?

Preciso otimizar meu perfil de negócios?

SEO no Instagram - Como funciona 1

SEO Mensura Qualidade

SEO é a espinha dorsal do seu negócio e também o resultado de um site de qualidade.

Para que você tenha uma classificação alta, seu site deve ser rápido, eficiente, envolvente, on-topic e entregar informações exclusivas.

Quando você pergunta a um especialista em SEO como melhorar seu ranking, muitas a resposta recebida é complicada. Provavelmente serão frases com as quais você  não está familiarizado.

No entanto, as coisas são simples.

Otimização de desktop / móvel

Quando uma página é criada para carregar rapidamente no desktop e no celular.

A velocidade de carregamento se traduz em uma experiência perfeita do usuário final. Geralmente isso é feito através de otimização de imagem, reformulação de arquivos e um serviço de hospedagem estável.

Os links quebrados mostram falta de qualidade.

Link Building

Pode parecer complicado, mas está intimamente relacionado com a ideia de informações únicas.

Se houver muitos sites de alto nível que tem um link ligado a seu site, isso significa que o que você tem a dizer é único e informativo.

Interligação

Suas páginas devem ser fáceis de navegar. Se você tiver um sitemap e vincula suas postagens entre si, você irá facilitar os rastreadores e os usuários.

Otimização de imagens

Suas imagens devem ser pequenas para otimizar a velocidade, mas elas também devem estar relacionadas ao conteúdo fornecido.

O que adiciona texto explicativo (alt) a cada imagem é considerado uma boa prática para a experiência do usuário final.

Taxa de retrocesso

Quando as pessoas entram seu seu site e fecham a guia ou sai do seu site rapidamente, algo está errado.

Você não entrega as informações que eles procuram. É por isso que envolver o leitor é a chave.

Densidade das palavras-chave

As páginas no seu site devem estar relacionadas ao conteúdo e ao setor a que você está segmentando.

Você não pode ter uma página sobre cães e falar sobre tópicos não relacionados.

Você também não pode ter uma página sobre cães e simplesmente enviar spam a palavra cachorro repetidamente.

Você deve agregar valor ao tópico de cães.

Ações de mídia social

É o que retorna o envolvimento do leitor. Se sua postagem estiver sendo compartilhada nas mídias sociais, isso significa que você é interessante.

Embora não seja o fator mais importante de uma estratégia de SEO, mas certamente ajuda.

Tudo isso é bom. Basicamente, enquanto você sabe o que você está falando e você entrega conteúdo de qualidade em um site, você está atraindo o público alvo.

Mas com uma competição tão alta onde cada palavra conta para o quão alto você vai escalar na escada de busca, então….

Qual o papel do Instagram no SEO ?

SEO no Instagram - Como funciona 2 Como o Instagram também é um mecanismo de pesquisa, você pode fazer algo para melhorar a rapidez com que as pessoas encontram suas fotos e dirigem o tráfego novo e gratuito para o seu perfil? Vamos discutir!

Instagram e SEO dentro da Plataforma

Ao discutir como alcançar o sucesso do Insta, muitas vezes enfatizamos o fato de que, a qualidade do conteúdo visual é de extrema importância.

A grosso modo, isto é verdade. Fotos únicas que se encaixam no personagem da marca é uma ótima maneira de humanizar sua marca e envolver seu público.

Mas como isso se traduz em tráfego de pesquisa livre? No seu núcleo, o alcance orgânico da plataforma se resume à função de busca e ao algoritmo da linha de tempo.

O Algoritmo de pesquisa e Trending Hashtags

O algoritmo de pesquisa dentro do Instagram é mais uma função dentro da plataforma. Quando as pessoas escrevem uma palavra, uma frase ou uma hashtag na barra de pesquisa, os resultados são pessoas / perfis que você segue e as postagens mais recentes relacionadas ao tema.

Muito parecido com o algoritmo do Google, também é uma resposta direta de como as pessoas usam a função de pesquisa.

Tendo isso em mente, a melhor estratégia para aumentar seu alcance é seguir as últimas hashtags e postar frequentemente.

Mas cuidado, não coloque uma hashtag que não tenha uma real ligação com seu conteúdo.

Você deve focar nas tendências, mas aquelas que estão relacionadas a seu nicho e ainda manter a qualidade da postagem com prioridade máxima.

O nome de domínio do seu site ajuda o Google a saber qual é o seu nome de marca e a apresentar sua página quando as pessoas pesquisam sua empresa.

O mesmo acontece com o Instagram. Para ter um SEO eficiente, você tem que usar seu nome de usuário como seu nome de marca.

Algoritmo de alimentação Instagram e alcance da marca orgânica

Mas o Algoritmo do Timeline do Instagram é onde as coisas ficam muito mais interessantes.

Como o Google é usado principalmente para pesquisas diretas, o Instagram é usado para verificar fotos em um feed.

Com a rolagem e o envolvimento com as fotos sendo a forma mais popular de usar a plataforma, é fato que o Instagram quer que eles tenham a melhor experiência como usuário.

O problema com a otimização de algoritmos é que é muito mais pessoal.

Engajamento

Um dos fatores que acompanha a escolha algorítmica por trás das fotos que aparecem no feed é o envolvimento da foto em questão.

Se o engajamento é ótimo, isso significa que provavelmente é algo que vale a pena ver. Este é um dos fatores mais importantes e a razão pela qual a taxa de engajamento (ER) é uma estatística que você deve acompanhar de perto.

Novidades

As pessoas não querem ver as mesmas. Querem ver algo novo, diferente e recente. É por isso que a novidade é levada em consideração.

Embora isso dependa do seu nicho e da sua concorrência, entre outros fatores, publicar pelo menos uma vez por dia no Instagram é necessário se você quiser aumentar o alcance.

Relevância da Aprendizagem de Máquinas

A tecnologia de reconhecimento de fotos impulsionada pela aprendizagem de máquinas ajuda Instagram a categorizar seu conteúdo.

Quanto mais relevantes as suas fotos são para um determinado nicho, melhor as chances de que você apareça em um feed que esteja interessado nessa área.

Claro, muito parecido com o SEO do Google, o algoritmo Instagram funciona de maneiras misteriosas e as dicas acima mencionadas estão em constante mudança.

Além disso, existem mais de alguns fatores fora do seu controle. Isso inclui se uma pessoa está procurando sua marca ou se ela se envolve com sua marca com frequência.

No entanto, desde que você publique conteúdo de qualidade relacionado a seu nicho, encaixe no personagem da marca, você deve estar indo bem.

Instagram como uma maneira de aumentar sua pontuação de SEO

O Instagram também é um site que se classifica no Google.

Se você tem uma marca estabelecida e você registra uma conta do Instagram, é provável que seu perfil nas mídias sociais apareça mais rápido do que seu site novo.

A melhor maneira de garantir que você receberá um leve aumento de pontuação de SEO ao ter um perfil do Instagram é ter uma descrição curta, mas pontual, com um link para o seu site.

O Raciocínio das Redes Sociais Atrás de um Perfil do Instagram

Quando se trata de mídias sociais, o Instagram é uma das redes mais negligenciadas. Isto se deve ao fato de a maioria das pessoas acharem que basta postar uma foto bacana. A imagem é importante, não resta dúvidas, mas e a legenda? Você usa as hashtags corretas?

Apesar de ter melhores taxas de engajamento do que a maioria dos seus concorrentes, a plataforma ainda não é valorizada. Bom, pelo menos não como deveria.

Isto quer dizer que, você precisa sim considerar o que escreve em suas postagens.

Se forem postagens longas, use frases curtas, parágrafos e tudo que você possa fazer para facilitar a leitura.

Leia o artigo “Por que uma boa legenda é importante?

Otimize os algoritmos no trabalho em seu feed do Instagram.

Comments

comments

Luh Guedes, Graduada em análise de sistemas pela UNA, Especilista em Marketing Digital e Produção de Conteúdo pela Rock Content e Inbound Marketing pela Hubspot.

Sem comentários

(Required)
(Required, will not be published)