Programação Nas Mídias Sociais – tudo que você precisa saber

“Ao não se preparar, você se prepara para falhar.”

Benjamin Franklin

Antigo, mas bem atual, concordam? Quando você faz da programação de mídia social uma prioridade, você planeja para no futuro  ficar um passo à frente de um nicho que pode mudar rapidamente e o tempo todo. 

Mídias sociais não é apenas sobre presença nas redes. Não basta ter um perfil, você precisa engajar-se com o seu público. No entanto, tentar organizar, gerenciar e publicar seu conteúdo de mídia social não é tarefa fácil. É preciso tempo e investimento para ver os resultados de uma bem- executada estratégia de marketing de mídia social.

Aprender a programar de maneira eficaz o conteúdo de mídia social não só economiza tempo e dinheiro, mas também torna seu negócio adaptável e melhor organizado. Existem algumas nuances para aprender com programação de mídia social, mas com as ferramentas certas, conteúdo e motivação, você será um profissional excepcional.

Experimente as ferramentas de publicação para agendar conteúdo em várias contas ou plataformas. Existem várias por aí e algumas estão neste artigo aqui!

Os benefícios da programação de mídia social

A programação de mídia social fornece muitos benefícios para sua empresa, agência ou organização empresarial. O tempo e a energia economizados podem significar a diferença em uma campanha bem-sucedida.

Aqui estão alguns benefícios da programação de mídia social:

Alcance na hora certa ou fuso horário correto: Algumas marcas sabem que sua audiência principal está em locais diferentes ao redor do mundo. Trabalhar da maneira correta faz com que você esteja um passo a frente da concorrência e é fundamental para maximizar o alcance orgânico. Não só você pode publicar a qualquer momento, mas também pode criar planos de conteúdo, agendar em conformidade e voltar a outras tarefas.

Publique atualizações em tempo real: Se você está programando um lançamento de produto ou uma atualização da empresa, a programação tira o estresse do social e permite que você se concentre em outras coisas. Algumas vendas de negócios começam à meia-noite, então por que ficar acordado e esperar quando você pode agendar e ser oportuno?

Mapeie seu conteúdo: além de ser oportuno, você pode trabalhar com ferramentas de agendamento. Planeje e mapeie seu conteúdo de mídia social, isso permite que você seja mais estratégico, melhore sua segmentação e, em última análise, poste mais conteúdo.

Limitar posts promocionais: Uma das principais razões pelas quais as pessoas não seguem algumas marcas/negócios é devido ao conteúdo excessivamente promocional. Lembre-se da regra 80/20 (80% criativo e 20% promocional) para manter os seguidores entretidos e felizes.

Consistência entre plataformas: Uma voz de marca inconsistente pode fazer mais mal do que bem e isso é verdadeiro para as mídias sociais também. Mantenha a consistência na voz da marca com conteúdo agendado e assegure-se de que suas postagens não pareçam fora da marca.

Dicas de agendamento de mídia social

Se você está lendo até aqui, provavelmente é novo na área e quer entender os benefícios de agendar as postagens. Bom, primeiro temos que aprender como fazer isso.

Plataformas de mídia social nativas não foram realmente construídas para as empresas, o que significa que você precisa de uma poderosa ferramenta de programação de mídia social. É por isso que lhe daremos cinco dicas para melhor programar seu conteúdo de mídia social com uma ferramenta de agendamento:

1. Adotar uma ferramenta que abranja pelo menos duas das suas principais plataformas sociais.

Algumas ferramentas programam para facebook, Twitter, LinkedIn e instagram, outras para apenas duas dessas e outras apenas uma. Algumas ferramentas também te dão a opção de fazer um calendário editorial nela mesmo, o que facilita pra você, tendo todas as informações em um só lugar. (acho que vou fazer um post sobre ferramentas de calendário e editorial, o que acham?)

Voltando, entenda quais redes sociais são melhores para sua marca e invista nelas com os insights que você pode obter de uma ferramenta de análise social se possível, tudo em um só lugar.

Não escolha muitas, concentre-se nas poucas redes que realmente produzem resultados. À medida que você constrói sua estratégia de conteúdo social, você será capaz de ajustar e alterar seus hábitos de publicação para ganhar mais fidelidade à marca e seguidores envolvidos.

Cada negócio social terá necessidades diferentes, mas isso não deve impedi-lo de lidar efetivamente com as redes que você precisa.

2. Comece a preencher o calendário de conteúdo

Depois de ter suas ferramentas definidas, é hora de começar a planejar. Construir seu calendário de mídia social é a melhor maneira de manter a consistência, publicar continuamente e permanecer ágil em sua indústria. Há algumas perguntas importantes a serem feitas ao construir seu calendário.

Primeiro, quantos posts por dia você pretende publicar e em quais redes sociais? Embora cada rede tenha obviamente diferentes hábitos de publicação, a quantidade de seguidores também pode tornar sua situação única.

Por exemplo, publicar duas vezes por dia no Facebook sempre foi o melhor para marcas. Mas um estudo HubSpot encontrou marcas que publicam duas vezes por dia com menos de 10.000 seguidores que veem menos cliques quanto mais eles publicam.

E com o último algoritmo de mídia social da Instagram, as marcas querem mais engajamento por postagem. Isso aumenta a demanda por conteúdo de qualidade.

Através da pesquisa coletiva, CoSchedule dissecou a melhor frequência de postagens de diferentes estudos. Eles recomendaram postagem entre esses intervalos, dependendo do tamanho do público, do tipo de conteúdo e da programação:

  • Facebook: 1-2 vezes por dia
  • Instagram: 1-2 vezes por dia
  • LinkedIn: 0-1 vezes por dia
  • Twitter: 1-51 vezes por dia (recomendado 15 por dia)
  • Pinterest: 3-30 vezes por dia (recomendado 11 por dia)

3. Conheça seus diferentes tipos de conteúdo para publicar

Cada marca tem hábitos de publicação únicos, mas há maneiras de ser criativo para preencher o seu calendário. Por exemplo, você pode tentar publicar tipos de conteúdo diferente para cada dia em uma base semanal. Aqui está uma pequena lista de tipos de conteúdo para usar a cada semana:

Conteúdo gerado pelo usuário: Uma maneira simples de destacar seus usuários avançados, clientes e defensores da marca é através do conteúdo gerado pelo usuário. Você pode destacar clientes reais e incentivar outros a compartilhar suas experiências de produtos com você.

Novidades no seu Nicho: Se você está em um nicho, como dizer, “chato” ou não, há sempre notícias. Encontre lugares no LinkedIn ou Twitter para compartilhar notícias do setor e mostrar aos clientes que você é uma autoridade sobre o assunto e permanecer no saber.

Conteúdo Por Trás Das Cenas: O Snapchat tornou os conteúdos in-the-moment e behind-the-scenes emocionantes para os usuários. As marcas aproveitaram isso e adicionaram tours semanais em Instagram Stories, encontros de influenciadores no Snapchat e outros conteúdos nos bastidores de outras plataformas.

Conversas de grupo / Discussões: bate-papos do Twitter, bate-papos do grupo do Facebook e outros formatos de discussão de estilo funcionam bem para conectar sua marca aos usuários e outros na indústria. Você pode destacar comentários, perguntas e tópicos abordados no bate-papo e usá-los como pontos de discussão para seu conteúdo durante o mês.

Concursos criativos: Mantenha competições criativas para que os usuários se envolvam. Dê presente personalizados ou pequenos presentes relacionados à sua empresa para aqueles usuários que participam de seus canais sociais.

Lembre-se de não agendar com muita antecedência, porque você pode perder a “frescura” do seu conteúdo.

4. Configurar um fluxo de trabalho de aprovação

Para agências e empresas corporativas, a aprovação de mensagens é fundamental para qualquer calendário de mídia social. Com um fluxo de trabalho de aprovação, os proprietários de conteúdo sabem que suas postagens são perfeitamente editadas e no lugar certo, caso contrário, você corre o risco de programar de conteúdo de forma descuidada.

As ferramentas de programação de mídia social permitem aumentar a eficiência da equipe através de permissões baseadas no usuário. Isso significa que você pode escolher quem vai rever e aprovar o conteúdo antes de ser publicado.

Criar ordem dentro de uma estratégia de conteúdo social pode ser mais assustador do que parece. No entanto, o uso de aprovadores evita erros, conteúdo inoportuno e um fluxo de trabalho melhor para todos. Os estrategistas de conteúdo podem facilmente obter conteúdo aprovado antes do tempo para garantir uma programação completa.

Certifique-se de que sua empresa tenha um fluxo de trabalho adequado ao enviar, aprovar e publicar conteúdo para permitir mais governança de leads da equipe.

5. Encontre os melhores horários para postar

Depois que seu conteúdo é criado, aprovado e está pronto para ser publicado, você quer considerar os melhores momentos para alcançar seu público. Uma programação de conteúdo correta desempenha um papel importante no alcance orgânico.

Construir seu público e alcançá-lo no momento certo é uma arte própria. Vamos aos melhores horários (pesquisa generalizada, mas você também pode consultar o insight de cada rede):

  • Facebook: quinta-feira às 1 p, horas foi o dia/hora mais eficientes, mas os dados mostraram que era seguro quase qualquer dia entre 09:00 e 15:00
  • Twitter: meio-dia na quinta-feira é o dia/hora mais eficientes. No entanto, outros dias fortes caem entre segunda-feira e quinta-feira também.
  • Instagram: Os horários de postagem mais recomendados incluem 2 am, 8.am e 5 pm com os dias de pico entre segunda-feira e sexta-feira.
  • LinkedIn: Manhã e 5 pm de terça a quinta-feira são os momentos mais ótimos para postar no LinkedIn com períodos de segurança entre 8 am e 5 pm nos dias úteis.
  • Pinterest: Os horários mais recomendados são 21:00 na sexta-feira e 2:00 no sábado e as noites de todos os dias da semana.

Analise seu trabalho

Adquira o hábito de rastrear sua estratégia de conteúdo e medir o que funciona melhor em cada canal. Você começará rapidamente a ver padrões e aprenderá os hábitos de publicação que melhor alcançam seu público. Faça anotações, dimensione e analise seu conteúdo para obter melhores informações sobre a programação de mídia social.

Gostaram das dicas? Tem alguma a acrescentar? Deixe sua opinião nos comentários.

Comments

comments

Luh Guedes, Graduada em análise de sistemas pela UNA, Especilista em Marketing Digital e Produção de Conteúdo pela Rock Content e Inbound Marketing pela Hubspot.

Sem comentários

(Required)
(Required, will not be published)