Instagram

Por que uma boa legenda no Instagram é importante?

Escrever uma boa legenda Instagram pode não ser tão importante quanto o seu feed, mas ainda sim importa e muito! Sua legenda, assim como seu feed é uma representação da sua marca e pode ser a chave para levar o seu Instagram de um nível bom para ótimo! Por que uma boa legenda no instagram é importante?

Uma boa legenda do Instagram é importante porque pode ser a chave para ter sua postagem vista por mais pessoas. O algoritmo do Instagram favorece postagens com alto envolvimento, então, quando uma publicação recebe uma tonelada de likes e comentários, isso indica ao algoritmo que é um conteúdo de alta qualidade e que outros usuários podem querer ver. Então, a publicação será atingida nos feeds dos usuários e poderá até entrar na Página de Explore.

Escrever boas legenda com chamadas de ação efetivas (CTAs) é uma das melhores maneiras de inspirar seus seguidores a comentar suas postagens, o que ajudará a aumentar ainda mais o envolvimento na sua conta!

 

Como escrever uma boa legenda Instagram

Uma boa legenda é aquela que fornece contexto, acrescenta personalidade e inspira seus seguidores a agir. As boas legendas podem ser feitas de várias formas e tamanhos, de curta e engraçada até uma história mais longa e aprofundada (uma legenda Instagram pode ter até 2200 caracteres). Enquanto sua audiência achar atraente, você está fazendo isto certo!

As legendas oferecem a oportunidade de adicionar um contexto à sua foto, ou apenas se comunicar com seus seguidores e clientes! Crie sua própria voz Instagram para solidificar a sua marca e seja criativo com seu estilo próprio de legenda.

Um dos maiores benefícios do agendamento de suas postagens do Instagram é que você pode ter tempo para escrever (e reescrever!) suas legendas com antecedência. Você pode preparar todas as suas legendas do Instagram alguns dias ou semanas antes de sua postagem sair!

Criando um Call-to-Action em sua legenda Instagram

O simples ato de incluir um apelo à ação em sua legenda e convidar seu público para comentar ou se envolver pode ser muito longo quando se trata de dirigir mais envolvimento em suas postagens. Claro, você não precisa incluir um call-to-action em todas as legendas! Mas uma boa legenda é uma ótima maneira de inspirar seus seguidores a se envolverem com seus negócios tanto dentro como fora do Instagram.

Por exemplo, você pode pedir a seus seguidores que ajam clicando no link da sua bio, comprando um produto, respondendo a uma pergunta, marcando um amigo, usando uma hashtag da sua marca e muito mais!

Quando você tem uma chamada à ação, você precisa colocar palavras que indique ação como “começar”, “seguir”, “construir”, “juntar”, “aprender” e “descobrir”. Este estilo de palavras são mais eficazes ao pedir a seus seguidores que façam algo do que palavras passivas e ou até mesmo adjetivos. Você também deve considerar transformar seu call-to-action em uma dúvida ou pergunta, usando quem, o quê, onde, quando e por que como forma de encorajar seus seguidores a comentar!

Além disso, não deixe seu call-to-action para o final da legenda! Comece com os detalhes mais importantes, pois depois de 3-4 linhas de texto, as legendas Instagram são truncados (abreviados). Além disso, os usuários do Instagram hoje estão expostos a mais conteúdo do que nunca, de modo que, se você fizer a primeira parte da legenda do Instagram super atraente, eles vão passar mais tempo em sua imagem e até mesmo em seu feed, o que também pode ser um fator que nosso “querido” algoritmo do Instagram leve em consideração!

Por exemplo, você tem um blog e quando publica uma postagem, promove no instagram. Certifique-se de adicionar NOVA POSTAGEM NO BLOG no início da legenda para que os seguidores saibam tem uma nova postagem por lá mesmo que eles não leiam a legenda inteira.

Para criar um call-to-action em sua legenda, você só precisa pedir a seus seguidores para fazer algo depois de ler sua legenda! Faça perguntas simples e diretas, como o que eles farão no final de semana ou o que eles acham de um novo produto ou serviço seu.

Se você estiver executando um concurso no Instagram, uma ótima maneira de dirigir o engajamento é pedir a seus seguidores para marcar pelo menos um amigo nos comentários. Ao fazer com que os usuários do Instagram marquem seus amigos nos comentários, você pode chamar mais atenção para o concurso e aumentar sua consciência de marca, tendo ainda mais pessoas em seu feed e entrando no concurso. Além disso, é uma boa ideia incluir a palavra “concurso” ou “sorteio” no início da legenda para realmente capturar a atenção das pessoas!

Se o seu objetivo com call-to-action é conseguir que seus seguidores verifiquem uma nova postagem, vídeo ou postagem no blog que você, peça para clicar no link da sua bio e outra dica é usar emojis em suas legendas.

Os Emojis são uma ótima maneira de atrair olhares e fazer com que seus seguidores notem o chamado para ação em suas postagens. Você pode usar um emoji “👈👈” ou “👆👆” ao lado de “link in bio”.

Ao invés de ter que mudar constantemente o link em sua bio para corresponder com a sua última campanha ou venda, o recurso Linkin.bio facilita o direcionamento da sua audiência para o conteúdo e produtos certos, tudo isso sem alterar o link na sua biografia!

Usando Hashtags da marca em sua legenda 

Uma hashtags de marca é uma ótima maneira de iniciar uma conversa com seus seguidores e aumentar o alcance do seu conteúdo. Os hashtags de marca são uma maneira para seus “fãs” compartilhar com seus seguidores como eles já estão envolvidos com sua marca e para você inspirar o conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Isso pode significar um grande crescimento para seus seguidores e ajudar com o envolvimento geral no Instagram.

Mantenha sua legenda Instagram limpa

Adicionar hashtags à sua legenda é uma ótima maneira de torná-la ainda melhor, mas tenha cuidado com quantas você adiciona! Muitas hashtags (mais de 3-4), podem fazer com que sua legenda pareça spam, e altera o foco do resto da sua legenda.

Em vez disso, adicione as suas hashtags ao primeiro comentário na sua foto depois de publicá-la. Reivindicar o primeiro comentário mantém sua legenda clara e concisa, e ajuda seus seguidores a se concentrar nas palavras e na sua mensagem em vez das hashtags. Se você tem a sua própria hashtag da marca para promover e não quer se perder com todas as outras hashtags que você está postando!

Publicar suas hashtags no primeiro comentário também é importante se você deseja que seus seguidores visitem o link em sua bio. Depois de ler sua legenda, seu objetivo é fazer com que eles cliquem para ver sua bio e clicar no seu link. Se você tiver múltiplas hashtags em sua legenda, seus seguidores podem clicar para navegar nas hashtags e esquecerem de clicar no seu link da bio! ara visitar seu link.

Como ocultar as suas hashtags do Instagram no primeiro comentário:

  • Depois de publicar sua foto, adicione um comentário

  • Adicione o símbolo do ponto, o dash ou o asterisco cada um em uma linha separada

  • Adicione seus hashtags todos juntos (Instagram permite até 30 hashtags por publicação)

Agora, quando o seu comentário aparecer no tópico, aparecerá como […] e suas hashtags não ficarão visíveis para o seu público.

Ao publicar todas as suas hashtags no seu primeiro comentário, a legenda fica menos parecida com spam, mantém seu público focado na mensagem da legenda e garante que você obtenha toda a visibilidade que você pode de suas marcas hashtags.

Fazer boas legendas pode parecer difícil, mas se você quer ser bem sucedido no Instagram, é importante não deixar suas legendas do se tornarem uma reflexão tardia. Se você é um negócio eletrônico que vende produtos ou um blogger compartilhando conteúdo, escrever boas legendas é essencial para o engajamento na rede!

Agora que você sabe como criar uma boa legenda Instagram, é hora de colocá-la em prática! Carregue algumas fotos, comece a redigir as legendas do Instagram e agende as postagens para mais tarde.

Comments

comments

Luh Guedes, Graduada em análise de sistemas pela UNA, possui em seu currículo curso de Métricas, Planejamentos em Mídias Sociais, Branding, Planejamento com foco em Mobile, e Social Media Opmization pela Três Pontos Brasil e Escola de Marketing Digital. Está se especializando em Mídias Sociais, área que atua como consultora.

Sem comentários

(Required)
(Required, will not be published)