O que é Brand Persona?

Buyer Persona e Brand Persona

Participei de um evento neste final de semana e dentre as palestras tinha uma voltada para MARKETING DIGITAL PARA STARTUPS. O palestrante falou o tempo todo em persona, querendo dizer público alvo, que no caso seria na verdade uma buyer persona. Existe uma diferença entre Buyer Persona e Brand Persona e quem trabalha como inbound ou outbound marketing, precisa saber.

Muitas pessoas em uma palestra como esta, que não era voltada para especialistas, podem não entender a diferença. Então a primeira dica é: quando for dar uma palestra, seja claro. Seu público tem que entender o que você está falando e você tem que familiarizá-lo com o dialeto do seu nicho.

Ele queria dizer para focarmos em nossa buyer persona, público alvo. Isso me incomodou tanto, que resolvi fazer dois artigos, sobre os dois temas, pois tanto a buyer como a brand persona são essenciais para o planejamento estratégico de marketing do seu negócio. Vamos começar falando de Brand.

BRAND PERSONA

Definição

“Brand Persona é descrever e documentar um guia de linguagem caracterizado pelo tom da fala e uma voz da marca. (…)

Esses textos nem sempre estão relacionados a textos escritos em primeira pessoa. Todavia, possuem construção de uma constelação semântica que visa criar palavras que apontam: jeitos próprios da marca falar, gírias, regionalismos e identificação com a sua linguagem visual”. Marketing de Conteúdo.

Vou além, Brand Persona ou Personalidade da Marca é uma coleção de traços de personalidade, atitudes e valores que sua marca exibe em uma base regular para ajudar a se conectar com um determinado segmento de público. É um personagem de marca, pode ser uma pessoa, animação, mascote ou ideia.

Veja aqui alguns cases de sucesso com Branded

“A finalidade de brand personas é criar representações confiáveis ​​e realistas de seus principais segmentos de audiência para referência. Estas representações devem ser baseadas em pesquisa qualitativa e quantitativa para o usuário e análise da web”. (usability.gov)

 

Brand Persona

Uma boa Brand  Persona é aquela que você pode quase visualizar como alguém que você conhece. Você também pode pensar nisso como uma imagem sua ao interagir como marca. Imagine seu negócio e que você está começando a criar a personalidade da sua marca. A maneira mais fácil, é imaginar o tipo de pessoa que você acha teria interesse seus produtos e serviços e criar mensagens para eles. Pense em uma personagem da marca como o arquétipo que melhor representa o que você quer passar para seu público, como o Pinguim do Ponto Frio ou a Lu do Magazine Luiza (clichês, mas estou tentando deixar de citar marcas estrangeiras).

Uma Brand Persona autêntica pode ajudar a estabelecer a confiança com os usuários e ajudar a manter sua lealdade. Isso é especialmente bom para sites de comércio eletrônico. Se ela for forte e bem trabalhada pode impactar positivamente as vendas.

5 Brand Persona com Marca-Chave

Historicamente, as pessoas da marca se encaixam em vários nichos diferentes, baseados no comportamento humano. Se você nunca criou uma brand persona, você vai criar uma hoje, seguindo os exemplos que eu vou dar:

Cuidador: É um personagem empático e gentil.

Competente: É um líder influente que pode ajudar os usuários ou influenciá-los a agir.

Animado: É espirituoso, está sempre feliz, independente do que esteja fazendo e embarca em aventuras com facilidade.

Fitness: Uma pessoa de porte atlético e é sempre muito disciplinado.

Sofisticado: Exala elegância, estilo e prestígio.

Dicas para criar uma brand persona 

Alguns dos melhores conselhos sobre a criação de identidades de marca ou brand persona, é definir emoção e para isso existe uma lista de elementos para você pensar ao descrever melhor a sua marca.

Primeiro, se pergunte: O que seu personagem gosta de fazer? É uma pessoa, um animal ou um objeto. Com isto, você já consegue criar uma imagem da personalidade da sua marca.

Depois siga os seguintes passos:

  • Crie uma visão geral de sua marca.
  • Liste os traços de sua marca que você deseja destacar.
  • Mapeie a personalidade que você deseja da lista acima ou crie algo com mais detalhes (é o ideal).
  • Descreva como sua pessoa vai falar, e forneça exemplos.
  • Descreva como a persona se envolve com os outros.
  • Coloque um guia de estilo com fontes e cores que combinam com a persona.
Por que uma Brand Persona é importante

Sua Brand Persona tem como objetivo (um deles pelo menos e o principal) criar uma conexão real entre sua empresa e os usuários. Se você não criar algum tipo de personalidade, pode não transmitir a impressão que você deseja. É por isso que você precisa criar uma personalidade para sua marca, afinal, ninguém gosta de conversar com robôs.

Vamos supor que sua marca é voltada para o público jovem, ela pode então ser divertida, leve e que ajuda a vender o produto. Eu imagino um homem magro, que fala para os usuários em tom casual. As cores, tipos de letra e design em geral são leves também, conectando ainda mais a empresa à personalidade da marca.

Enfim… 

Uma Brand Persona bem feita, pode aumentar suas vendas, fidelizar clientes, conquistar e encantar  seu público alvo. Ela vai ajudar a estabelecer uma conexão valiosa entre clientes e sua marca. Você quer que os compradores ou visitantes do site sintam que eles sabem quem você é e que eles são seus amigos e com isso, eles vão se envolver mais e até compartilhar seu conteúdo, gerando um marketing gratuito. O personagem é seu guia ou mentor ou amigo.

Em longo prazo, sua brand persona estará fortemente associada à sua marca. Certifique-se de que ela incorpore o que você quer que as pessoas pensem quando interagem com sua marca. Com estas dicas acima, você pode criar uma brand persona que se conecta com seus clientes.

Caso queira aprofundar mais um pouco, eu fiz um e-book para vocês! Cadastrem e baixem!

 

 

Comments

comments

Luh Guedes, Graduada em análise de sistemas pela UNA, Especilista em Marketing Digital e Produção de Conteúdo pela Rock Content e Inbound Marketing pela Hubspot.

Sem comentários

(Required)
(Required, will not be published)