Novo Algoritmo do Instagram: tudo que você precisa saber

Chega de disse não me disse.  O novo algoritmo do Instagram saiu e vamos saber tudo sobre ele. Vejam o que descobri em minhas pesquisas:

 

Seu feed do Instagram é personalizado para você e baseado no que você gosta – literalmente

Seu feed do Instagram não é baseado apenas em quem você segue, também é baseado no que você dá like ❤.

 “O Instagram depende do aprendizado do algoritmo baseado no seu comportamento, criando assim um feed exclusivo para todos. Mesmo que você siga exatamente as mesmas contas de outra pessoa, você receberá um feed personalizado, com base nas suas interações com essas contas.”

TechCrunch

 

Então o que isso significa?

Há uma razão para que todas as postagens de Manteiga Derretida estejam no topo do meu feed. Eu sou amiga da Flávia e faço questão de acompanha-la de perto. Sempre dou  ❤ nos posts dela, por isso o Instagram sabe que eu realmente quero ver as postagens da Manteiga.

Vamos supor que vocês também sigam a Manteiga e ela é ok para vocês. Mas, vocês não são fãs e não estão sempre dando ❤ nas fotos. Também não estão vendo os stories, interagindo, etc. Então as postagens dela provavelmente aparecerão mais abaixo em seus feeds.

Novo Algorítimo o Instagram - Manteiga Derretida

Com base com o algoritmo, o Instagram diz que agora as pessoas veem 90% das postagens de seus amigos e familiares, em vez de 50% quando era o feed cronológico.

O fator chave aqui é o que e como o Instagram determina quem se enquadra na sua categoria de “amigos e família”.

Pessoalmente, tenho certeza que o Instagram acha que a Manteiga é minha irmã ou algo assim. Mas é, irmã da vida, de coração e ok para mim. Adoro ver as fotos dela no meu feed.

 

Como o Novo Algoritmo Do Instagram funciona?

O novo algoritmo do Instagram tenta prever quais fotos e vídeos são os mais importantes para você. Para isso, ele usa três fatores principais: interesse, oportunidade e relacionamento.

 

Novo Algorítimo o Instagram - 3 fatores importantes para o algoritimo do instagram

 

Os 3 Fatores Mais Importantes para o novo Algoritmo do Instagram:

Interesse

Aqui o Instagram vai tentar prever o quanto você vai se preocupar com uma postagem.

Quanto mais eles achar que você vai gostar de determinada posta, mais alta ela aparecerá no seu feed. Isso é baseado em “comportamento passado em conteúdo semelhante e visão do algoritmo ao analisar o conteúdo real do post”.

Pense nisso como a página do Instagram Explore:  apareceu um vídeo de “catioro” lá e você assistiu, gostou ou comentou. Se alguém no seu feed postar um vídeo de “catioro”, o Instagram também vai deduzir que é um  conteúdo que você quer ver.

 

Novo Algorítimo o Instagram - página de pesquisa

 

Oportunidade

Há quanto tempo esta foto foi postada? O novo algoritmo do Instagram priorizará as postagens recentes, e esperamos que você veja menos postagens antigas. \o/

Parece que o Instagram está começando a se importar muito mais quando você postou, em vez de apenas o conteúdo ou engajamento no post.

Dizem que eles criaram isso no final do ano passado. Depois de vários usuários reclamarem que estavam vendo as mensagens de Natal, mesmo tendo passado o Ano Novo.

Dica: se você quiser mais engajamento, encontre seu melhor horário para postar no Instagram!

 Encontre seu melhor momento para postar

 Descubra quando você deve agendar suas postagens no Instagram para um engajamento máximo!

Relacionamento

Quanto você conhece essa pessoa? Se você comentar sobre muitas fotos de alguém ou se for marcado em fotos com elas, o algoritmo irá deduzir que essas pessoas se encaixam na categoria “amigos e família”.

Parece que você nunca viu as fotos de alguém no seu feed? Comece a comentar suas fotos!

 

Outros fatores que influenciam o novo Algoritmo do Instagram:

Enquanto esses são os 3 melhores, o Instagram tem outros fatores que afetam o que é mais alto no algoritmo.

Frequência

Com que frequência você abre o aplicativo do Instagram? Se você for um scroller frequente, seu feed parecerá mais “cronológico”, já que o Instagram tenta “mostrar os melhores posts desde sua última visita”.

Se você verificar o aplicativo do Instagram com menos frequência, seu feed será classificado de acordo com o que o Instagram acha que você mais gosta, em vez de cronologicamente.

Seguidores

Quantas pessoas você segue no Instagram? Se você segue um monte de gente, o Instagram tem mais opções para escolher, então você provavelmente não verá todas as postagens de todas as contas.

Dica: se você acha que seu feed não mostra as contas que deseja ver, talvez seja uma boa hora para fazer uma farra sem fim. E agora você pode ignorar as contas do Instagram também. (melhor notícia da vida)

Usabilidade

Se você passa muito tempo no Instagram, verá mais postagens, já que o Instagram “aprofunda seu catálogo”.

Se você gastar apenas alguns minutos no aplicativo todos os dias, receberá apenas os destaques do algoritmo.

Além de esclarecer como o algoritmo do Instagram funciona, o Instagram também abordou algumas questões e rumores comuns. Veja o que eles disseram:

 

O feed cronológico do Instagram está voltando?

Não, não está. Alguns meses atrás, o Instagram estava testando um botão de “novas postagens”, mas parece que eles descartaram a ideia.

“ O Instagram não quer adicionar mais complexidade e não oculta postagens no feed. Você verá tudo postado por todos que seguir se continuar rolando. ” TechCrunch

 

Se eu mudar para um perfil de negócios no Instagram, meus posts terão menos alcance no novo algoritmo?

Não. O Instagram não oferece uma presença extra de feed para contas pessoais ou contas de negócios, por isso, a mudança não melhora ou piora seu alcance.

Se eu postar um vídeo, ele terá um melhor desempenho no algoritmo do Instagram?

Não mais. Embora isso possa ter sido verdade no passado, quando os vídeos eram uma coisa nova no Instagram.  Mas a verdade é que o ranking de feeds não favorece o formato de foto ou vídeo universalmente.

Dito isso, como os feeds das pessoas são baseados no que elas interagem, se você não assistir a vídeos no Instagram, poderá ver menos deles.

O uso de novos recursos do Instagram ajuda suas postagens a terem um melhor desempenho no novo algoritmo?

Não, usar o Instagram Stories ou o Instagram Live não ajuda mais suas postagens no feed.

“Não favorecemos contas que usam partes diferentes do aplicativo mais do que outras. A única maneira de melhorar seu conteúdo é produzir um ótimo conteúdo. ” (Instagram).

 

Publicar muito prejudica seu desempenho no algoritmo do Instagram?

Não prejudicará sua conta, mas se você postar três vezes seguidas, provavelmente haverá conteúdo de outras pessoas entre suas postagens.

E quanto ao Instagram shadowban (banimento)? Posso usar as hashtags do Instagram para que minhas postagens não apareçam?

Hora de ouvir: “o shadowbanning não é uma coisa real”.

Um ano atrás, muitas contas do Instagram foram afetadas por um misterioso “bug” no aplicativo Instagram.  Ele efetivamente baniu mensagens que usassem as mesmas hashtags repetidamente, o que o Instagram classificou como comportamento “spam”.

No entanto, isso não é mais o caso. O Instagram diz que “não esconde o conteúdo das pessoas por postar muitas hashtags ou outras ações”, então agora é uma boa hora para atualizar sua estratégia de hashtag do Instagram.

Agora que você sabe como o novo algoritmo do Instagram funciona, é hora de se envolver com as outras mudanças e novos recursos em breve no Instagram.

 

Vou ficar atenta a isso para trazer mais novidades para vocês. E aí, o que acharam? Era o que vocês realmente esperavam? Gostaram? Não gostaram? Deixe seus comentários e compartilhe esse artigo com seus amigos.

 

Um comentário em “Novo Algoritmo do Instagram: tudo que você precisa saber”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *