Manual para Escrever Boas Legendas no Instagram

Escrever boas legendas no Instagram pode não ser tão importante quanto suas fotos.

Você realmente acredita nisto? Sabemos que no Instagram, as imagens desempenham um papel fundamental, mas sem uma boa legenda, isso pode ir por água  abaixo.

Escrever boas legendas no Instagram é importante porque pode ser a chave para que seu post seja visto por mais pessoas.

Como vocês já sabem (ou deveriam saber), o novo algoritmo do Instagram tende a favorecer postagens com bom engajamento.

Quando uma postagem recebe várias curtidas, comentários e compartilhamentos, isso sinaliza para o Instagram que aquele conteúdo é de alta qualidade. Também indica que outros usuários podem querer ver aquilo.

Ou seja, mais engajamento te faz mais interessante para um público maior.

Manual para Escrever Boas Legendas no Instagram- engajamento
Então o algoritmo vai aumentar a postagem nos feeds das pessoas. E se conseguir engajamento suficiente, pode até acabar na Página de pesquisa!

Escrever boas legendas do Instagram com chamadas à ação(CTAs),  é uma das melhores maneiras de inspirar seus seguidores a comentar suas postagens.  Isso faz com que seu engajamento aumente ainda mais.

Então, em outras palavras, criar conteúdo bonito para o seu feed é muito importante. Mas se você quiser aumentar o engajamento nas suas postagens, você precisa de boas legendas.

Assim, além de aumentar o envolvimento, você também pode alcançar novos seguidores.

Escrever boas legendas no Instagram é uma forma persuasiva de fazer com que as pessoas interajam mais com você.

Como escrever uma boa legenda no Instagram

Então, o que seriam boas legendas no Instagram?

Bem,  resumidamente, boas legendas  no instagram são aqueles que têm contexto. Elas acrescentam personalidade e inspiram seus seguidores a agir.

As boas legendas aparecem de várias formas e tamanhos. Desde curtas e sutis, até histórias mais detalhadas (as legendas do Instagram podem ter até 2200 caracteres).

Geralmente, a regra de ouro é: se seu público acha interessante, você está indo bem!

Esta é a melhor maneira de pensar sobre este assunto. Seja qual for o seu objetivo, você precisa abordar suas legendas pensando sempre em  agregar valor.

Então se pergunte:

  1. Como você está agregando valor ao seu público?
  2. Como você está agregando valor à sua postagem?
  3. Como você está agregando valor à sua marca?

 

Manual para Escrever Boas Legendas no Instagram

Parece difícil… Bom, não tem que ser!

 

Um dos maiores erros, é fazer a legenda em tempo real. Ok, sabemos que em alguns momentos, isto tem que ser feito. Mas, de maneira geral, pensando estrategicamente, definitivamente não é o ideal.

Então, o que é ideal? Agendar suas postagens com antecedência. Reserve um tempo para escrever (e reescrever!) suas legendas. Faça quando você estiver com disposição criativa (leia-se inspirado).

Criar algo em tempo real, pode ser muito difícil.  Tenha uma estratégia. Por isso é necessário tempo para pensar no que escrever. Qual público você quer alcançar? Qual seu objetivo? Dentre outras coisinhas que vamos falar por aqui.

Aqui estão mais algumas dicas para escrever boas legendas do Instagram:

Criando um CTA em sua legenda do Instagram

O simples ato de incluir um CTA em sua legenda, ou seja,  convidar seus seguidores para comentar ou participar pode  deixar sua legenda muito. Isso não é bom quando se trata de aumentar o engajamento.

É claro que você não precisa incluir um CTA em TODAS as legendas. Mas um bom CTA é uma ótima maneira de inspirar seus seguidores a se envolverem com seu negócio, tanto dentro como fora do Instagram.

Por exemplo, você pode pedir a seus seguidores  que cliquem  no link da sua bio, comprem um produto, respondam a uma pergunta, marquem um amigo, use sua hashtag e  muito mais! Tudo isso são CTAs, chamadas à ação.

Tenha algo em mente: CTA que usa palavras que geram ação são mais eficazes do que substantivos passivos e adjetivos.

Você também deve considerar transformar seu CTA em uma pergunta, usando a técnica jornalística das 5 perguntas (quem, o que, onde, quando e por que). Use como uma forma de incentivar seus seguidores a comentarem.

Além disso, não deixe seu CTA para o fim da legenda! Escreva primeiro as frases importantes. Por quê? Porque é fato que, depois de três a quatro linhas de texto, as legendas do Instagram são truncadas (encurtadas).

Sabemos que estamos sendo engolidos por conteúdos em todos os lugares.  Fazer com que a primeira parte da sua legenda seja  a parte envolvente,  é uma técnica que ajuda a aumentar o engajamento.

É assim que se aumenta o tempo que as pessoas visualizam a sua postagem – o que também pode ser um fator Algoritmo Instagram leva em consideração!

Por exemplo, se você quiser chamar a atenção para uma nova postagem no blog, adicione “nova postagem no blog” ou o título da postagem no início da legenda. Isso faz com que seus seguidores saibam que você tem uma nova postagem, mesmo que eles não leiam a legenda inteira.

Mais algumas maneiras de usar CTA em sua legenda

 

Para criar uma CTA na sua legenda do Instagram, você só precisa pedir a seus seguidores que façam algo depois de ler a legenda!

Você pode fazer uma pergunta simples, como o que eles estão fazendo neste fim de semana ou o que pensam de um novo produto.

Se você estiver promovendo um sorteio no Instagram, peça a seus seguidores que marque um amigo. É uma ótima maneira de aumentar o envolvimento.

Ao fazer com que os usuários marquem seus amigos nos comentários, você pode chamar mais atenção para o sorteio. Além de aumentar o reconhecimento de sua marca. Isso faz também com que mais pessoas vejam sua conta no Instagram e participem da sua ação.

Use emojis em sua chamada à ação.

Emojis são uma ótima maneira de chamar a atenção e fazer com que seus seguidores percebam o apelo à ação em suas postagens.

Você pode usar um emoji “” ou “” ao lado de “link na biografia”, deixando claro você deseja que eles cliquem no link da sua biografia!

Quando você não estiver usando emoticons para chamar atenção para seu CTA, use emoticons para adicionar personalidade à sua legenda do Instagram.

A Zás é uma loja de BH que tem um trabalho bacanudo nas mídias sociais.

Você pode inserir vários emojis no início de sua legenda para chamar a atenção de seus seguidores. Um pouco de cor pode fazer com que eles cliquem para ler mais. Ou você também pode substituir palavras inteiras por um emoji.

Mesmo que você adicione um emoticon só ao final de sua legenda, isso a  tornará mais convidativa para seus seguidores – e por que não? Todo mundo adora um bom emoji!

Usando uma voz de marca consistente em sua legenda do Instagram

Além das dicas óbvias sobre como usar a gramática e a ortografia adequadas, uma das partes mais importantes de qualquer boa legenda no Instagram é a voz da marca.

E, por fim, a consistência de suas postagens. Suas legendas no Instagram devem soar e se parecer com o resto de seus canais de marketing.

Se você está começando com o Instagram e quer desenvolver uma nova voz de marca, um dos seus melhores recursos são outras contas do Instagram!

Compile uma lista de suas contas favoritas (e outras contas do seu nicho) e veja se alguma marca tem uma voz se destaca para você.

Depois de encontrar algumas vozes que você gosta, combine-as para criar a voz da sua marca. Mas não se esqueça, a voz da marca tem que identificar com seu público. Agora é praticar a consistência!

Adicionando Menções à sua Legenda do Instagram

Mencionar outros usuários do Instagram é uma maneira fácil de criar um vínculo com outros seguidores. É criar uma comunidade e compartilhar o amor #instalove!

As menções são uma ótima maneira de se conectar com outros usuários e criar uma troca de promoção das contas.

Flávia Marques, do Manteiga Derretida, blogueira de BH usando as menções como deve ser. Aprendam crianças!

Sempre que você estiver postando uma imagem com outra pessoa ou marca, adicione o “@” à legenda também. Além de marcá-la na foto, é claro. Então seus seguidores podem descobrir seus perfis também!

Divulgando seus publiposts

Com a recente onda de influenciadores no Instagram, é mais importante do que nunca ser transparente sobre quando você está sendo pago para promover um negócio ou produto.

Lu Ferreira do Blog Chata de Galocha, também de Belo Horizonte

É importante incluir “#ad” ou “#publipost” em todas as postagens realmente patrocinadas, e você deve fazê-lo antes que a legenda seja encurtada. Portanto, é quase o começo.

Como usar hashtags na sua legenda do Instagram

E lá vou eu, mais uma vez (e não será a última),  falar das hashtags. Tão importantes e tão mal utilizadas.

As hashtags não apenas ajudam você a conquistar mais seguidores no Instagram, mas também são uma ótima maneira de se conectar com os clientes.

Além disso, você também consegue encontrar conteúdo criado por seus seguidores e criar relacionamento de longo prazo com parceiros influentes.

Ao adicionar hashtags à sua conta do Instagram, não se limite a colocá-las apenas no final!

Também temos estratégias pra isso? Claro que temos! E temos que ter.

A integração de hashtags em toda a postagem aumenta dimensão da legenda. E, elas aparecem com cor deferente (ficam azuis), se forem usadas de maneira correta, também podem destacar e contextualizar seu conteúdo.

 Como as hashtags funcionam no Instagram

Cada postagem que você cria pode ser acompanhada por uma legenda e algumas hashtags.

As hashtags ajudam a organizar e categorizar seu conteúdo (foto e vídeo). Isso  ajuda no processo de descoberta e otimização de conteúdo.

Por exemplo, um blogueiro de culinária pode postar uma foto de uma tigela de smoothie e usar as hashtags #comidasaudavel, #sucodetox e #sucovegano.

Como ser estratégico com suas hashtags

 

Para ter sucesso com hashtags, é importante ter uma estratégia.

As hashtags “mais populares” do Instagram são apenas palavras simples. E, embora a marcação de #amor, #gratidao e #maedecachorro possa te dar mais alguns likes, isso não contribuirá muito para o seu crescimento a longo prazo.

No lugar das hashtags mais populares, use as principais hashtags do seu nicho. Pessoas, seguidores, futuros parceiros e clientes te encontrarão através delas. Seja específico.

Então, como encontrar essas hashtags legais, criativas e voltadas para seu nicho? A melhor maneira é analisar e ver quais hashtags seu público, concorrentes e influenciadores estão usando.

Quanto mais restrito for o escopo da hashtag, mais engajados estarão os usuários. Você ficará chocado  com o quanto as hashtags específicas podem aumentar seu engajamento!

 Usando hashtags de marca em sua legenda do Instagram

Criar/usar hashtag da sua marca é uma ótima maneira de iniciar uma conversa com seus seguidores e aumentar o alcance do seu conteúdo.

A hashtag da marca é uma maneira de seus “fãs” compartilharem com seus seguidores e inspirar conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Isso pode significar um grande crescimento de seus seguidores e engajamento geral no Instagram.

Youcom loja moderna com um excelente trabalho de Marketing Digital.

Mantenha sua Legenda Limpa

Adicionar hashtags à sua legenda é uma ótima maneira de melhorá-la. Não há duvida quanto a isso. Mas tenha cuidado com a quantidade!

Muitas hashtags (mais de 4 a 5) podem fazer com que sua legenda pareça mais com spam. Isso pode desviar atenção do restante de sua legenda.

Mas, se você quer usar mais do que isso, eu tenho a solução perfeita. Use as principais na legenda e as demais no primeiro comentário da sua foto.

A reivindicação do primeiro comentário mantém sua legenda clara e concisa. Além disso, vai ajudar seus seguidores a se concentrarem nas palavras da sua mensagem. Não nas hastags.

Como esconder suas hashtags no primeiro comentário:

Depois de postar sua foto, adicione um comentário.

Adicione o símbolo de ponto, traço ou asterisco em uma linha separada.

Adicione suas hashtags (o Instagram permite até 30 hashtags por postagem).

Agora, quando o seu comentário aparecer no tópico, será parecido com […] e suas hashtags não estarão visíveis para o seu público.

 Enfim…

Criar boas legendas no Instagram pode parecer difícil, mas se você quiser ter sucesso nessa rede, é importante não deixar suas legendas de lado.

Não importa se você é uma marca, pequeno negócio ou  blogueiro. Escrever boas legendas no Instagram pode ser um divisor de águas para o seu engajamento!

Espero ter ajudardo. SE você gostou deste super manual, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *