Instagram

Instagram Analytics: Tudo Que Você Precisa Saber

Você sabia que o Instagram tem mais de 500 milhões de usuários ativos? … E mais de 300 milhões deles estão ativos todos os dias?

O número de pessoas ativas diariamente é surpreendente e mostra como é importante para as pessoas, faz parte do cotidiano.

Como  qualquer outra plataforma, é importante dar uma olhada de vez em quando em suas análises para ver o que está funcionando e é claro, o que não funcionando também.

Este artigo ajudará!

O que você precisa para acompanhar Instagram?

É importante saber o que olhar nas métricas ao analisar seus dados. Use as ferramentas do Instagram para rastrear o seguinte:

Crescimento de seguidores – Eu sei e espero que você também saiba que nem tudo é sobre o aumento de seguidores, mas ainda assim é uma métrica útil e você tem que acompanhar. Se seus seguidores não estão crescendo, então você está fazendo algo errado. Seu conteúdo pode não estar bacana ou talvez você não esteja engajando o suficiente na plataforma.

Perfil do público – Qual é a repartição dos seus seguidores?

Likes – Quando você compartilha seu conteúdo, você esperaria obter interação sobre ele, correto?

Comentários – Melhor do que like são os comentários. Receber comentários em sua foto ou vídeo aumenta o engajamento e isto quer dizer que você está fazendo isto certo.

Concorrentes – Se compare a seus concorrentes. Veja o que eles estão fazendo, o que está dando certo e o que não está. Não copie o conteúdo dele, mas melhore, aperfeiçoe o seu em cima do melhor que ele faz.

Tráfego gerado – Não é possível incluir links clicáveis ​​dentro de suas atualizações de status (por enquanto, mas dentro do stories isto já é possível), mas não deixe de ter o link do site em sua BIO e avise a seus seguidores que tem mais conteúdo por lá.

Quais são as análises de plataforma disponíveis?

Para obter análises diretamente do Instagram, você precisa passar para um perfil de negócios (ou seja, Instagram analytics para empresas). Se você acessar a seção de configurações de seu perfil, verá uma opção para fazer isso. O Analytics é habilitado para postagens futuras. Aqui está um exemplo:

Exemplo de análise do Instagram

O tipo de informação que você pode obter acesso inclui:

Impressões – Quantas pessoas viram suas postagens

Divisão do perfil do público-alvo, por exemplo, de onde o seu público é, qual o seu sexo, idade, etc.

Crescimento de seguidores – Veja um gráfico do seu crescimento seguidor

Cliques no site: veja quantas pessoas clicam no link do perfil do seu site

Detalhes dos Seguidores – O tempo médio de seus seguidores estão utilizando o Instagram em seu dia a dia.

Outras ferramentas de Análise do Instagram

Há uma variedade de ferramentas gratuitas e pagas disponíveis para ajudá-lo a entender mais sobre a análise em sua conta Instagram.

SocialRank – Analise seus seguidores

SocialRank fornece uma oferta livre muito boa para analisar seus seguidores no Instagram. É importante entender seus seguidores. Você pode querer se envolver mais com aqueles que têm um acompanhamento com aqueles que se envolvem mais com seu perfil , ou um grande seguimento, ou que se envolver com pessoas de um determinado local, etc.

Analise seus seguidores

Dê uma olhada no SocialRank e fazer algumas análises. Aqui estão alguns dos relatórios que você pode produzir (e exportar):

  • Classifique os seguidores pelos mais valiosos, os mais engajados, os melhores seguidores, os mais seguidos, alfabéticos ou cronológicos.
  • Filtrar usuários por bio, nome ou identificador.
  • Filtrar por localização e distribuição geográfica de seguidores.
  • Hashtag analytics – filtrar por hashtags usada por seus seguidores.
  • Filtro baseado no tipo de conta.
  • Atividade – postada recentemente, postada anteriormente.
  • Seguidores – filtrar seguidores com base no número de seguidores que eles têm (especifique um intervalo)
  • Compare contas – compare sua conta com um concorrente (por exemplo).

Ele tem uma interface agradável, fácil de usar e o que eu listei acima é gratuito

Iconosquare

Esta ferramenta fornece relatórios agradáveis ​​e boa análise a um preço razoável. Você só tem 7 dias de análise gratuita antes de tomar uma decisão sobre a atualização para as versões Plus ($ 4,90 por mês) ou Elite ($ 14,90 por mês).

A funcionalidade fornecida é a seguinte:

Análise do mês Inteiro – Ver relatórios mensais sobre likes, ações, seguidores etc.

Análise de conteúdo – Quando você está postando, o que você está postando, onde você está destacando etc

Engajamento – Que conteúdo está ressoando (ou não ressoando) o melhor com seu público

Otimização – Veja as tags, os filtros e os tempos relacionados ao maior engajamento no Instagram .

Comunidade – Estatísticas sobre as pessoas que você segue e aqueles que seguem você

Concorrentes – Acompanhe até 5 concorrentes no Instagram

Relatórios – você pode acessar relatórios diários, mensais e anuais.

Estatísticas da funcionalidade de otimização no Iconosquare

Simply Measured

Esta ferramenta fornece bastante relatório bom e visualmente atraente como parte da versão gratuita de sua ferramenta.

Aqui está um exemplo de relatório, que mostra comentários por dia / hora:

Aqui estão alguns dos dados fornecidos com o relatório gratuito:

  • Engajamento por foto e por tags
  • Tipos de conteúdo mais populares
  • O conteúdo mais popular
  • Comentadores mais ativos.

A versão paga de suas ferramentas de análise social (que contém muitas plataformas não apenas Instagram) começa em US $ 500 por mês.

Locowise

O Locowise fornece análises para uma variedade de plataformas diferentes. Há um teste de 2 semanas que você pode se inscrever e a parte de análise do Instagram do teste é muito útil como parte disso.

Aqui está o tipo de informação que você pode obter:

  • Níveis de crescimento do público-alvo diariamente.
  • Envolvimento de conteúdo para qualquer conteúdo compartilhado.
  • Quem está envolvido com o seu conteúdo (ou de seus concorrentes).
  • Demografia de seus seguidores.
  • Taxa média de mobilização por dia.
  • Análise de hashtag.

Aqui está um exemplo de gráfico:

Envolvimento com cada parte de conteúdo que você compartilha

 

Agorapulse

Agorapulse fornece versões Web e PowerPoint de seus relatórios Instagram. Os preços começam com US $ 49, mas também inclui Instagram agendamento e monitoramento. (Você também pode se inscrever para uma versão de avaliação gratuita.) Os relatórios se concentram em quatro áreas principais:

  • Audiência: tendências no crescimento seguidor e ranking de seus seguidores de acordo com quantas vezes eles gostaram de suas postagens, usou sua marca hashtag ou deixou comentários em suas postagens
  • Engajamento: dados sobre os posts e hashtags que receberam o maior número de likes e comentários
  • Conscientização: quantas vezes as outras pessoas estão postando com suas marcas marcadas
  • Gestão: como você e sua equipe respondem aos comentários
Versão da Web de um relatório Instagram

O que você vai fazer com os resultados?

Verificar o analytics do Instagram é apenas o começo. Existem ferramentas Instagram gratuitas e pagas, mas você precisa fazer mais do que apenas olhar para as suas estatísticas …Você precisa tomar medidas para que elas tenham um impacto na sua gestão também!

Comece a usar nas informações que as ferramentas de análise fornecem para agir. Se você quiser aumentar o engajamento, olhe para as hashtags, filtros e dias / horas que lhe dão os níveis mais altos de engajamento. Use estas ferramentas Instagram para o seu negócio, e faça o que eles mostram que lhe deu mais sucesso no passado. Olhe para os gráficos fornecidos pelas ferramentas acima para encontrar os melhores horários para postar, por exemplo.

Seguir seus seguidores no Instagram também pode ajudá-lo, porque se você perceber que tem um aumento repentino de seguidores, pode tentar replicar o que fez para que isso acontecesse. Da mesma forma, se o número de seguidores começar a cair, use o Google Analytics e as ferramentas para tentar identificar o problema e corrigi-lo.

Analisar as análises dos concorrentes ajudará você a entender qual é o melhor conteúdo, as horas de publicação, quem está envolvido com o conteúdo etc. Tudo isso o ajudará a otimizar o conteúdo do Instagram.

Quais as hashtags você deve usar para obter o máximo de engajamento?

Ter as hashtags corretas é muitas vezes a chave para melhorar os níveis de engajamento. Há algumas hashtags super populares, como #love e #food, mas tantas fotos e vídeos são postados com estas hashtags que elas podem se perder na multidão. Olhe, em vez disso, nas hashtags que você pessoalmente viu sucesso com (as ferramentas acima podem dizer isso). Certifique-se de que elas são relevantes para seu nicho e sua imagem, mas use aquelas que você já viu algum engajamento. Faça testes diariamente com as hastags.

Confira este post sobre hashtags .

Gerenciando relacionamentos seguidores do Instagram

Muitas das ferramentas de análise do Instagram que mencionamos mostrarão estatísticas sobre seus seguidores e as pessoas que você segue. Você encontrará que você tem relações recíprocas (onde ambos se seguem), e relacionamentos onde uma pessoa segue a outra, mas a outra não segue de volta.

Tente se envolver com as pessoas que você segue – e especialmente com aquelas que você deseja que te sigam também! Comente em suas fotos/vídeos, interaja, entre em discussões interessantes com eles.

Hashtag da sua marca

Você tem uma hashtag para sua marca? Acompanhe todas as postagens que usam esta hashtag. Encontre as mais envolventes e as pessoas que compartilham imagens usando a hashtag e se comunique com essas pessoas para criar embaixadores da marca para o seu negócio.

Enfim…

Quais métricas do Instagram você deseja acompanhar? Quais das ferramentas acima parecem as mais promissoras?

 

Eu adoraria ouvir de você!

Comments

comments

Luh Guedes, Graduada em análise de sistemas pela UNA, possui em seu currículo curso de Métricas, Planejamentos em Mídias Sociais, Branding, Planejamento com foco em Mobile, e Social Media Opmization pela Três Pontos Brasil e Escola de Marketing Digital. Está se especializando em Mídias Sociais, área que atua como consultora.

Sem comentários

(Required)
(Required, will not be published)