Marketing de Conteúdo

Como saber se o seu marketing de conteúdo está funcionando

Como saber se o seu marketing de conteúdo está funcionando - capa

Ter um bom marketing de conteúdo leva muito tempo…

Se você não está produzindo os resultados desejados…

É hora de desistir?

Todos sabem que marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais poderosas quando se trata de Marketing.

Mas… O marketing de conteúdo também é difícil e é preciso uma estratégia bem pensada. E também é necessário ter foco nas métricas, além de fazer melhorias contínuas ter resultado.

Você sabia que mais de 50% dos profissionais de marketing B2B não quando o marketing de conteúdo está dando resultado? Não é de admirar que tantos empresários achem que ele não funciona!

Então, como você sabe se o seu marketing de conteúdo está funcionando?

Se você acompanhar regularmente as métricas a seguir, terá insights valiosos sobre a eficácia do marketing de conteúdo do seu negócio.

Taxa de conversão de e-mail

Seu prospect ainda não está pronto para comprar, mas eles estão interessados ​​em ouvir (no caso ler) você?

Aumentar sua base de e-mail normalmente é um dos principais objetivos do marketing de conteúdo. E há muitas maneiras de impulsionar as inscrições com conteúdo.

Você provavelmente está pedindo aos seus leitores para se inscreverem na sua lista no final de seus artigos. Mas quantos visitantes realmente se inscreveram para receber seus e-mails?

Você precisa trabalhar nos seus CTAs ou alterar sua tática.

Como saber se o seu marketing de conteúdo está funcionando - taxa de conversão de e-mail

Você precisa responder a essas perguntas se quiser receber mais assinantes de e-mail. Afinal, essas são as pessoas que receberão suas campanhas de evangelização e algumas delas se tornarão clientes.

Mas como você realmente mede a taxa de conversão? Por exemplo, você pode usar uma ferramenta como o Optinmonster para aumentar sua lista de e-mails criando formulários personalizados.

Essas ferramentas se integram ao Google Analíticas, permitindo que você veja o desempenho dos seus formulários de campanha em termos de cliques, visualizações e taxas de conversão gerais.

E, como ele rastreia a página de referência de cada conversão, você pode ver qual conteúdo do seu site gera o maior número de conversões.

Se você estiver um pouco mais disposto, também poderá acompanhar suas conversões de e-mail configurando metas no Google Analytics.

Se a sua lista de inscritos está diminuindo, isso é um indicador bastante claro de que há algo errado com a qualidade do seu conteúdo.

Conversão de funil

Essa é uma métrica crucial que muitos profissionais de marketing esquecem. Se você estiver usando conteúdo para guiar as pessoas por um funil de conversão de conteúdo bem definido, será necessário entender os resultados obtidos.

Você sabe com que frequência seu conteúdo resulta em uma conversão ou como ela contribui indiretamente para gerar leads?

É ótimo ganhar muito tráfego orgânico para seu conteúdo, mas qual é o valor desse tráfego se ele não está sendo convertido? Você precisa otimizar seu conteúdo para que as pessoas realizem uma ação específica no seu site.

Como saber se o seu marketing de conteúdo está funcionando - funil de vendas

Dependendo do nicho da sua empresa e dos seus objetivos, por exemplo, essa ação a conversão pode ser qualquer coisa:

– download de e-book.

– Compra do produto.

– Teste de produto.

– Cupom de desconto, etc.

Para acompanhar isso de maneira eficiente, você precisa configurar metas no seu Google Analytics, para cada parte do conteúdo.

Compartilhe uma parte do seu conteúdo

Com que frequência seu conteúdo é compartilhado com outras pessoas? Responder a essa pergunta ajuda você a entender o quanto seu conteúdo está atingindo duas metas principais: reconhecimento da marca e engajamento.

Coisas como curtidas, compartilhamentos e tweets são importantes porque informam se o conteúdo do seu conteúdo ressoa ou não seu público.

Nenhum compartilhamento normalmente significa que você não atendeu às expectativas dos leitores. Em alguns casos, isso também pode significar que você não facilitou o compartilhamento.

Que você não adicionou botões de compartilhamento fáceis de usar nas suas páginas de conteúdo.

Como saber se o seu marketing de conteúdo está funcionando - Compartilhe uma parte do seu conteúdo

Se o seu site estiver no WordPress, você pode usar plug-ins para criar botões personalizados de compartilhamento sociais prontos para dispositivos móveis.

A vantagem desse tipo de plug-in é que ele permite adicionar imagens e texto personalizados para compartilhamento em diferentes redes sociais.

Assim, por exemplo, quando alguém compartilha seu conteúdo no Twitter, o plug-in compartilhará uma mensagem exclusiva que você adicionou.

Se você deseja realizar uma análise mais profunda, é possível comparar o número de compartilhamentos em uma postagem específica com o número de visitas para que você possa calcular a proporção e fazer melhorias.

Se a postagem do seu blog tiver um número razoável de visualizações, mas um pequeno número de compartilhamentos, isso significa que você precisa melhorar o conteúdo para torná-lo mais “compartilhável”.

Links para o seu conteúdo

O conteúdo serve muitos propósitos e um deles está ganhando links de entrada. Quanto mais links você tiver, mais seu site será considerado relevante, confiável. Atrair links organicamente de outros sites oficiais mostra a qualidade do seu conteúdo no site. Sem mencionar o impacto que isso tem no seu SEO.

Então, quando foi a última vez que você verificou quantos links de entrada seu conteúdo ganhou?

Analisar seus links de entrada é muito fácil com a ajuda de ferramentas como o Ahrefs, então não há desculpa para não fazer isso!

O Ahrefs oferece uma ferramenta do Site Explorer que, entre outras coisas, permite analisar os links para o seu site a partir de sites externos. Você pode inserir o domínio do seu website ou uma URL específica na caixa de pesquisa para obter um relatório de perfil de backlinks completo.

Além disso, você pode usar os filtros disponíveis para visualizar, por exemplo, apenas links Do Follow para seu conteúdo ou optar por ver apenas backlinks de Blogs.

O acompanhamento desses links é importante porque mostra quais partes específicas do conteúdo estão gerando os melhores resultados.

Se o seu conteúdo não está recebendo links para você, todo o tempo e esforço que você colocou nele não valeram a pena.

Autoridade de domínio do seu site

Autoridade de Domínio é uma pontuação (em uma escala de 100 pontos) desenvolvida por uma empresa chamada Moz. Ele usa mais de 40 fatores diferentes para determinar a autoridade geral do seu site. É útil saber a pontuação do seu website, pois informa o nível de classificação nos mecanismos de pesquisa. Naturalmente, você desejará aumentar o máximo possível do seu website.

Como saber se o seu marketing de conteúdo está funcionando - autoridade

Você pode verificar seu DA gratuitamente com o Open Site Explorer do Moz. Tudo o que você precisa fazer é inserir seu URL e a ferramenta mostrará sua autoridade de domínio. E também a autoridade de página, bem como algumas métricas de link de domínio.

Como o conteúdo é um dos principais fatores que os algoritmos da Moz analisam, se você se concentrar em criar conteúdo de qualidade regularmente, seu DA aumentará com o tempo. E se o seu DA é baixo, você deve primeiro olhar para o seu conteúdo e encontrar maneiras de melhorá-lo.

Resumo

O marketing de conteúdo é difícil…

… Mas pode ser extremamente valioso se você entender a mecânica e medir os resultados.

Quais são suas principais métricas para medir a eficácia do marketing de conteúdo? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Comments

comments

Luh Guedes, Graduada em análise de sistemas pela UNA, Especilista em Marketing Digital e Produção de Conteúdo pela Rock Content e Inbound Marketing pela Hubspot.

Sem comentários

(Required)
(Required, will not be published)