Facebook

Como Aumentar o  Engajamento No Facebook

Sabemos que o algoritmo do facebook não tem nos ajudado e muitas vezes queremos jogar tudo pra cima, pois está cada vez mais difícil de alcançar o público alvo. Sim, eu sei como você se sente!  Como aumentar o engajamento no facebook?

Houve um tempo em que escrever uma publicação no Facebook e pedir um LIKE, compartilhar ou comentar era o suficiente para manter uma página comercial ativa.

Hoje, é preciso muito mais do que isso. Para capturar a atenção do fã, você precisa ser criativo.

Pode não ser tão difícil como você imagina.

Você pode sim vencer as mudanças do algoritmo do Facebook e posicionar sua página com um engajamento ideal.

Vamos então ver agora algumas maneiras de deslumbrar e deleitar seus fãs – e mantê-los sempre envolvidos com seu negócio!

Faça Perguntas provocativas

Faça Perguntas provocativas

Para ganhar a atenção do público e levá-los a interagir com a sua página, você precisa dar às pessoas algo para falar.

Seu objetivo é proporcionar um espaço divertido e também fazer com que seu público pense e queira responder.

Faça perguntas sobre eventos atuais ou mudanças importantes em seu nicho. Isso cria um relacionamento mais íntimo entre você e seu público. Eles também podem oferecer informações valiosas sobre o interesse deles.

“Fazer as perguntas certas tem tanta habilidade quanto dar as respostas certas.”

Robert Half  (fundador e presidente da Robert Half Internationa)

O Post Planner tem uma categoria incrível para te ajudar nesta tarefa. Experimente “Perguntas” no Status Ideas Engine.

Poste Conteúdo em Momentos Oportunos

Poste Conteúdo em Momentos Oportunos

Existem 3 razões para se manter atualizado sobre os eventos atuais em seu nicho e, em seguida, compartilhar essas informações de forma consistente.

Compartilhar notícias quentes sobree seu nicho. Elas irão render boas conversas.

Isso se traduz em relevância – e uma página do Facebook relevante é mais provável que apareça organicamente no feed de notícias.

Compartilhando tendências ou tópicos quentes, permite adicionar contexto em torno do conteúdo

Adicionando sua opinião no tópico e mostre seus conhecimentos, aumentando assim sua influência junto com o público.

Aqui está um exemplo de usar o conteúdo oportuno de forma efetiva. As pessoas da National Geographic compartilham vídeos ao vivo de alguns dos locais mais incríveis em todo o mundo.

 

As imagens fornecem um olhar íntimo sobre a vida na linha de frente da National Geographic, colocando os fãs no meio da ação.

E por fim:

  • Quando você publica conteúdo oportuno, que seus fãs acham interessante, eles estão mais inclinados a compartilhar
  • Compartilhar, como comentar ou dar like em uma postagem, pode aumentar o alcance e o envolvimento da página.
  • E, assim como a pontualidade do conteúdo, também é importante.
  • Quando você publica é crucial, independentemente de quão atraente seja seu conteúdo.
  • Se você estiver compartilhando seu conteúdo em um momento em que a maioria do seu público está dormindo ou no trabalho, há uma grande chance de sua postagem não conseguir a quantidade de compartilhamentos que merece.

A Kissmetrics analisou como o desempenho de diferentes tipos de conteúdo de redes sociais muda de acordo com o horário. De acordo com seus dados, a maioria das ações do Facebook ocorre no sábado.

No entanto, estas são todas métricas gerais.

Para obter resultados reais – você precisa analisar suas próprias análises e determinar quando o público está online e quando são mais ativos.

Faça um Conteúdo Valioso

Faça um Conteúdo Valioso

A maneira mais eficaz de criar fidelidade e confiança é compartilhar informações valiosas.

Isso é conteúdo que você compartilha livremente com uma política anexada às strings.

Faça uso de suas habilidades e experiência, dando uma série de dicas úteis. Quer se trate de um tutorial em vídeo, do Facebook Live ou de uma simples publicação baseada em texto, compartilhe o que você conhece e compartilhe com frequência.

Você precisa conhecer seu público e entregar exatamente o que eles precisam. Ela é educacional, transparente e pessoal. Um combo poderoso, independente do tamanho da sua empresa.

Como você pode ver, embora seja importante criar uma atmosfera divertida, também é fundamental que você forneça valor.

E enquanto compartilha conteúdo de valor, não tenha medo de compartilhar o conteúdo de outras pessoas se for relevante para o seu público.

Muitas páginas do Facebook estão longe desta ideia. Muitas vezes eu me pergunto, por que eu compartilharia o conteúdo de outras pessoas na minha página do Facebook?

A minha pergunta é – por que você não? Há tantos benefícios!

Compartilhar o conteúdo de outras pessoas instantaneamente adiciona valor à sua página, pois adiciona variedade no conteúdo que você compartilha. Isso ajuda você a se tornar o lugar “para ir” quando se trata de um bom conteúdo em seu nicho (independentemente de onde se originou).

Compartilhar o conteúdo de outras pessoas é o que chamamos de  “compartilhar o amor”. É uma das maneiras mais rápidas de chamar a atenção dos influenciadores e outras pessoas que você respeita no Facebook.

Compartilhar o conteúdo de outras pessoas (mesmo o conteúdo de seus concorrentes) faz você parecer confiante e seguro sobre sua posição em sua indústria.

Compartilhar o conteúdo de outras pessoas mostra aos seus fãs que o seu foco está sobre eles, não você.

Isso mostra que sua primeira prioridade é o compartilhamento de conteúdo valioso (independentemente da fonte).

Compartilhar conteúdo de outras pessoas cria um bom carma do Facebook! O que vem em torno de volta – e muitas vezes outros vão se informar da sua página e começar a compartilhar seu conteúdo quando eles veem você fazendo o mesmo.

Se você está lutando para encontrar o conteúdo de outras pessoas para compartilhar, aqui estão algumas ideias rápidas e fáceis.

  • Pesquisa Hashtags Relevantes

Acompanhe as hashtags mais populares em seu nicho. Preste atenção no assunto do momento.

À medida que você encontra esse conteúdo envolvente que deseja compartilhar, guarde-o para mais tarde (por gostar do tweet, criar uma placa de pin, etc.) Agora você terá a ponta dos dedos quando precisar.

  • Respostar um seu conteúdo mais bem sucedido

Você não precisa reinventar algo que já está pronto. Resposte seu conteúdo mais bem sucedido em outras mídias!

Crie imagens interessantes de com citações de suas postagens de blog.

Faça um vídeo de 2 minutos com uma dica ou até mesmo uma lista de verificação de um ponto que você fez em uma postagem de blog.

Analise uma conversa nas mídias sociais e escreva uma nova postagem no blog sobre ela.

Mantenha-se à frente da Curva com tendências atuais e temas interessantes

As seguintes tendências são a natureza humana. Siga essas conversas. Entre e compartilhe esse conteúdo.

Se você pode alertar o público sobre as tendências emergentes antes de qualquer outra pessoa – você não aumentará seu engajamento, mas manterá os globos oculares colados na sua página!

Use e abuse do Conteúdo Visual

visual content

Se o Facebook, Pinterest e Instagram provaram alguma coisa, é o poder do conteúdo visual.

Não perca a oportunidade de acender o feed de notícias e aumentar o engajamento através de imagens atraentes.

Você pode tirar uma citação da sua última postagem no blog, compartilhar uma dica quente ou uma frase motivacional.

Agora emparelhe esse texto com um gráfico bonito. Os fãs que se deslocam de forma casual através de seu feed de notícias serão atraídos para sua imagem e serão mais propensos a se envolver com sua página.

Você está fora em um evento ou está gostando de um dos seus pontos favoritos na comunidade? Capture essa imagem e compartilhe-a!

Dê uma visão por trás das cenas em seu negócio ou uma perspectiva privilegiada sobre o que faz o seu negócio destacar. E não se esqueça de marcá-lo.

Use um aspecto e uma sensação semelhante em todos os seus gráficos para criar reconhecimento de marca e reconhecimento fácil.

O Constant Contact usa modelos em todas as suas redes sociais que criam uma aparência simplificada. Não importa onde você se conecte com eles, seu conteúdo é completamente reconhecível.

Um estudo do BuzzSumo realizado em junho de 2016 mostra que os vídeos estão superando outros tipos de conteúdo do Facebook em termos de compartilhamento médio total.

O estudo foi realizado em 25 milhões de postagens do Facebook de 10.000 melhores editoras. De suas análises, é claro que as partes médias de Facebook para o conteúdo de vídeos duplicaram desde agosto de 2015.

A famosa live  também está ganhando impulso. O Facebook Live já é uma das mais poderosas ferramentas de mídia social que os comerciantes podem e devem alavancar.

Se você quiser criar um ótimo conteúdo visual, você precisa usar as ferramentas certas. Pesquise!

Crie uma Estratégia e um sistema de Programação

 

Você não pode engajar sem um ingrediente chave: consistência!

  • Crie uma estratégia do Facebook que inclua um calendário de postagem.

Isso permite que você planeje com antecedência, ao invés de sair no último minuto procurando desesperadamente conteúdo para compartilhar.

E não se esqueça de agendar suas postagens para publicar regularmente durante a semana. Uma lista de verificação de tarefas diárias irá poupar tempo e células cerebrais.

Aqui está uma maneira rápida e fácil de permanecer no topo do seu dia com um Infografico do Sprout Social.

Enfim…

Com mais de 1,3 bilhão de usuários, o Facebook ainda é um importante destino para os consumidores e seus potenciais clientes.

Procure maneiras de inspirar e incentivar a interação.

 

Comments

comments

Luh Guedes, Graduada em análise de sistemas pela UNA, possui em seu currículo curso de Métricas, Planejamentos em Mídias Sociais, Branding, Planejamento com foco em Mobile, e Social Media Opmization pela Três Pontos Brasil e Escola de Marketing Digital. Está se especializando em Mídias Sociais, área que atua como consultora.

Sem comentários

(Required)
(Required, will not be published)