A importância do uso de hashtag

Estamos vivendo em um mundo totalmente digital, por isso hoje, vamos falar sobre a importância do uso de hashtags. Conseguimos achá-las até em cartazes e outdoors. E estamos em 2018 e muitas pessoas e negócios ainda não sabem da importância e nem como usá-las.
As empresas criam uma hashtag para que os consumidores encontrem mais informações sobre um produto ou serviço. Quer seja um termo da marca, uma frase ou um slogam. Correto?
Mas por quê eu devo usá-las? As hashtags aumentam o envolvimento em mídias sociais e o reconhecimento da marca.
Ao criar uma hashtag, você oferece aos usuários uma nova maneira de entrar em contato com sua empresa através das redes sociais. O usuário pode inclusive, envolver em uma conversa através de uma hashtag. Esta é apenas outra maneira de as pessoas se engajarem, discutirem e se conectarem com as marcas nas redes sociais.
Você não pode diminuir o poder de uma boa hashtag para seus negócios.

Razões para criar um hashtag

Criar uma hashtag para o seu negócio tem muitos benefícios. Essencialmente, as hashtags proporcionam uma força adicional em relação ao envolvimento do cliente. Não apenas isso, mas hashtags tendem a ser ótimos recursos de marketing.
Certas hashtags funcionam como frases de chamariz em que os usuários interagem com as marcas. Ao usá-los, você dá aos consumidores um outro método para lembrar de você.

Quando usar hashtags

As pessoas usam hashtags para várias coisas. Alguns dos usos de hashtags mais ideais incluem:
  • Promoções
  • Eventos
  • Concursos
  • Lançamentos de produtos
  • Oportunidades de carreira
  • Discussões entre canais
  • Segmentação
Todos esses exemplos requerem algum tipo de envolvimento. E quando se trata de hashtags específicas para empresa, elas devem atrair discussões e. E claro, engajamento.

Benefícios da criação e uso de hashtag

Para ajudar a divulgar seu produto ou serviço, você precisa de uma fonte de engajamento.
Hashtag é um ótimo recurso. Então, quando você cria uma hashtag de sucesso para sua empresa, você consegue outros benefícios:
Otimizar para descoberta: As hashtags são basicamente uma saída orgânica para o seu conteúdo. Então você otimizar suas hashtags e usar frases ou palavras-chave relacionadas ao seu setor, ficará mais rastreável.
Aumentar o tráfego: como eu disse acima, as hashtags tornam sua marca detectável ou achável (Essa palavra existe? rs). Quanto mais fácil for de descobrir sua marca, maior será o tráfego de mídia social. Pesquisas por hashtag acontecem Facebook (apesar de pouco utilizável no Brasil, errôneament), Twitter e Instagram o tempo todo.
Defensores de marca: os defensores de sua marca são fontes confiáveis. Em pesquisa, a Nielsen descobriu que 92% dos consumidores confiam nos defensores da marca. Mas onde as hashtags entram nessa história? Elas são uma ótima maneira de ajudar a divulgar as recomendações dos defensores da sua marca.
Mensure: Usando softwares de gerenciamento de mídia social de terceiros, como o Buzzmonitor, você pode rastrear hashtags em todas as redes. A análise de hashtags fornece insights sobre o que está repercutindo nas na rede, o que seus clientes estão falando ou o que está errado. Ter os dados extras poderia fazer toda a diferença.
Cruzamento de redes: Um bom recurso de hashtags é que você pode usá-los em todos os canais. Isso ajudará suas promoções em vários canais e facilitará o uso de hashtags para cada rede.
importância das hashtags 2

Como criar um hashtag

Crie uma hashtag ligada à suas metas. Ter uma hashtag vinculada a uma métrica é essencial para um marketing eficaz. Faça isso antes de começar a criar frases de impacto ou palavras chave para sua marca.
Já falei e vou repetir: as hashtags ajudam a aumentar o tráfego, os cliques e o engajamento. Todas essas coisas devem levar em consideração sua estratégia de ROI de mídia social. Portanto, antes de começar, considere as metas de hashtag mais alinhadas com as metas da sua marca, como:
  • Aumentar as conversas da marca com sua empresa
  • Seja mais visível em uma rede social específica
  • Encontre hashtags relacionadas a você
  • Aumentar o total de cliques no link
  • Meça o alcance total
  • Aumentar as menções
  • Tenha uma melhor compreensão das tendências de mídia social
Essas metas podem detalhar sua estratégia de marketing de mídia social com mais eficiência. Planejar as metas primeiro é sempre o melhor passo para ver os resultados.

Determine sua rede social

Depois de ter suas metas traçadas, é hora de determinar a rede social que você deseja usar. A lista de metas acima pode ser aplicada a redes sociais específicas. Por isso, é essencial saber onde você promoverá sua hashtag.
Dependendo de seus objetivos, sua rede pode mudar em importância. Então, se você estiver criando uma hashtag de marca que geralmente é compatível com sua empresa, se assegure que ela funcionará em qualquer rede social.
No entanto, aqui estão algumas coisas a considerar antes de escolher uma rede para suas hashtags:

Hashtags no Twitter

O uso nas Hashtags começou no Twitter. Então você sabe que este é o espaço perfeito para pesquisar hashtags e testá-las. Analise as conversas e fique por dentro das principais tendências.
Como empresa, é inteligente usar hashtags no Twitter para eventos oportunos. Se você estiver usando uma palavra-chave popular na sua hashtag, aumentará sua rastreabilidade.
importância das hashtags -twitter

Os tweets com hashtags têm vantagens sobre as hashtags do Instagram porque você pode vincular cada Tweet. Enquanto o Instagram permite links na biografia, cada Tweet pode ter uma hashtag e um link. Isso torna menos confuso para levar os clientes das mídias sociais para suas páginas de marketing.
Além disso, os recursos de pesquisa do Twitter simplificam as hashtags de marca. Essas hashtags são exclusivas de uma marca, mas são facilmente encontradas em outros Tweets. É por isso que tantas marcas fazem campanhas de mídia social no Twitter. Para a maioria das empresas, é difícil errawr neste canal. Mas, por outro lado, não fácil. Exige dedicação e tempo para conseguir sua autoridade nesta rede.

Hashtags do Instagram

Uma área que você pode não querer promover hashtags no Twitter é com conteúdo visual. Apesar que isso vem mudando nos últmos anos. Esta plataforma é perfeita para concursos, promoções e outros conteúdos fortemente visuais.
importância das hashtags -intagram
As hashtags do Instagram são pesquisadas com frequência, portanto, sua chance de descoberta é mais provável. No entanto, as hashtags do Instagram não são muito promocionais na rede. Embora você possa vincular seu Facebook ou Twitter à sua biografia, normalmente você quer economizar esse espaço para o seu site promocional ou de marketing.E agora ainda tem a opção de usar hashtag na sua bio.
Um dos principais benefícios das hashtags do Instagram é que você pode usar até 30 por postagem. Brevidade é essencial quando se trata de hashtags, mas você pode esconder hashtags no Instagram. Isso permite que você evite a marcação de posts e chateie seus seguidores atuais.

Hashtags do Facebook

A maneira como usamos as hashtags no Facebook é única. Com o Twitter, você vê todos os tweets usando uma hashtag. Mas não Facebook, as hashtags categorizam por popularidade e dados usados. No entanto, você pode filtrar por quem postou uma hashtag, o local marcado e um dado de postagem.
importância das hashtags - facebook
Ao contrário das hashtags do Instagram, é melhor poucas. Um infográfico da Surepayroll mostrou que as postagens do Facebook com 1-2 hashtags recebem mais 177 interações, em média por postagem, em comparação àquelas com 3 a 5 hashtags.

Seja Criativo

Agora que você tem suas metas e redes mapeadas, é hora de ser criativo. No entanto, existe um equilíbrio importante entre ficar muito criativo ou ser muito chato. As hashtags têm que ser únicas e relevantes para o seu negócio.
Não basta criar uma hashtag para ter uma. Em vez disso, certifique-se de que isso é algo que vai ficar com o público de uma forma positiva. Para começar, as hashtags bem-sucedidas costumam ser:
  • Mais curta
  • Fácil de lembrar
  • Consistente com sua marca
  • Exclusiva para sua marca
  • Focada em uma mensagem
  • Única e não genérico
Se você seguir estas dicas básicas, estará destinado a ter uma hashtag boa e memorável.

Tenha uma mensagem simples

As hashtags são muitas vezes analisadas por equipes de marketing. Seja direto em sua mensagem. Se você ficar muito complexo, a mensagem poderá se perder dentro do contexto. Criativo é sempre bom, mas muito disso confundirá as pessoas.
Certifique-se de que sua mensagem chegue às pessoas e seja consistente com sua marca. Você não precisa ser muito cativante para mostrar sua marca. Na verdade, você corre o risco de alienar seguidores atuais com hashtags excessivamente engraçadas ou inteligentes.

Seja acionável

Quando sua mensagem é acionável, é  provável que você veja algum tipo de resposta. É preciso um esforço equilibrado de inteligência e simplicidade para levar as pessoas a agir. Hashtags acionáveis:
  • Pergunte
  • Incitar urgência
  • Jogue uma emoção
  • Exigir engajamento
  • Se você fizer com que  as pessoas ajam, você sabe que sua hashtag está funcionando. Você tem que extrair algum tipo de emoção de outras pessoas nas redes sociais. É por isso que as frases de apelo à ação funcionam tão bem.

Verifique novamente suas hashtags

Mesmo que continuemos a ver as mídias sociais de grandes marcas falharem, os erros provavelmente não vão parar. Isso significa que você tem que se esforçar mais para verificar e revisar o conteúdo da sua hashtag antes de usá-la.
Se você tiver alguma dúvida sobre o contexto da sua hashtag, provavelmente desejará voltar ao início. Uma falha de mídia social é prejudicial para sua marca e seu público. Antes de lançar uma campanha usando hashtag, você precisa:
Verificar as principais redes: verifique sua hashtag em todas as redes sociais. Você nunca sabe se algo está tendendo no Instagram mais do que no Twitter. Isso lhe dará uma boa ideia do conteúdo associado à sua ideia de hashtag.
Certifique-se de que não há duplo sentido: você e sua equipe de marketing podem nunca ter pensado que sua hashtag significava algo diferente, mas seus seguidores certamente o farão. Peça ajuda de todos os cantos para que você saiba que cobriu seu território.
Procure por mensagens ocultas: é fácil perder um grande erro em sua frase hashtag se você capitalizar cada letra. Certifique-se de que não há outras palavras ou mensagens quando a hashtag estiver em minúsculas e em uma palavra.
Esteja ciente dos eventos atuais: não há dúvida de que sua equipe de marketing tem alguma má vontade quando ocorre um grande desastre ou evento. No entanto, você precisa ter certeza de que seu tempo está correto.
Verifique sua hashtag com os principais eventos atuais. Você não pode pegá-los todos, mas pode evitar ficar no centro das atenções.

Acompanhe Tudo

Depois que sua hashtag for revisada várias vezes, você estará pronto para começar. Verifique se você tem uma programação detalhada do que os tweets, postagens do Instagram ou atualizações do Facebook incluirão a hashtag.

Para finalizar …

Lembre-se que a brevidade é a chave na maioria dos casos com hashtags. Tente evitar postar sua hashtag com muita frequência. Muitas hashtags podem afastar seus seguidores ou fazer você parecer desesperado.
Tente planejar um período de tempo específico e o número de hashtags. Acompanhe seu momento ao longo de três, seis ou 12 meses.
Chegou a hora de ir lá, apresentar, envolver e construir tração com suas hashtags. É importante perceber a potência que uma hashtag poderia ter para sua marca.
E se você usá-la corretamente e seguir os passos acima, você terá a chance de ver um impacto real em sua estratégia social.
Tem alguma recomendação ou experiência anterior com a criação de uma hashtag? Comente abaixo ou me conta no twitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *