BlogMarketing de Conteúdo

5 técnicas de copywriting que afetam SEO

5 técnicas de copywriting que afetam SEO - capa

Se você acha que técnicas de copywriting e Search Engine Optimization (SEO) são duas coisas separadas, então precisamos mudar isso.

Técnicas de Copywriting é para o usuário: tudo se resume a fazê-los agir.

Técnicas de SEO é para mecanismos de busca: é sobre apelar para seus algoritmos.

Mas a verdade, no entanto, é que copywriting e SEO trabalham juntos.

“Como assim, Luh?”

Então, você precisa manter as seguintes técnicas de copywriting, SEO mais as dicas abaixo em mente:

1.     Escreva para o usuário primeiro

Quando pensamos em SEO, pensamos na pesquisa de palavras-chave e na duração do conteúdo. Mas esquecemos da evolução dos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

Os mecanismos de pesquisa se importam mais com a autoridade do seu conteúdo. Eles querem saber se as pessoas confiam ou não no que você escrever.

E como você ganha essa confiança? Ao se concentrar em seus leitores.

5 técnicas de copywriting que afetam SEO - escreva para o usuário primeiro

Essa prática aumentará a legibilidade e tornará seu conteúdo mais natural e atraente. E é exatamente isso que tanto os leitores quanto os mecanismos de pesquisa gostam.

Fazendo isso, as pessoas voltarão a seu site automaticamente, indicando aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é confiável.

Não sei se vocês perceberam, mas os mecanismos de pesquisa ficaram mais inteligentes. Anos atrás, eles retornavam resultados contendo as palavras-chave exatas pesquisadas.

Hoje, eles percebem que quando uma pessoa pesquisa a palavra “celular”, também pode se beneficiar dos resultados semelhantes, como “smartphone”. Você não precisa inserir palavras-chave em seu conteúdo para classificar um termo específico.

Na verdade, você pode ser penalizado por isso. Portanto, embora as palavras-chave ainda sejam importantes, trata-se mais da relevância do que da densidade de palavras-chave. E ao escrever para seu público em primeiro lugar, significa que essas palavras-chave relevantes ocorrem naturalmente.

 

2.     Preste atenção ao tamanho do conteúdo

 

O comprimento do conteúdo é importante para os usuários, e isso significa que é importante para os mecanismos de pesquisa. Esta também é uma das muitas técnicas de copywriting que você pode usar.

Segundo a Associação Americana de Marketing, os artigos que contém entre 1.200 e 1.500 palavras apresentam melhor desempenho nos mecanismos de busca.

Outros especialistas sugerem que você vá um pouco mais longe e escreva o mínimo de 1.500 palavras.

5 técnicas de copywriting que afetam SEO - Preste atenção ao tamanho do conteúdo

No entanto, é importante entender por que essa tendência ocorre. O Google afirmou que eles não contam as palavras em uma página ou usam isso como um fator de classificação. No entanto, o tamanho do conteúdo pode afetar o SEO de outras maneiras:

  • Fornecendo mais palavras-chave, subtítulos e imagens para os robôs do mecanismo de pesquisa rastrear.
  • Aumentando o tempo gasto dos usuários no site, que mostra aos mecanismos de pesquisa seu conteúdo confiável.
  • Oferecendo mais valor para o leitor, o que significa que você receberá mais compartilhamentos e links para seu conteúdo.

Depois de todas essas dicas, repito, mantenha sempre o usuário em mente. Artigos mais longos em blog podem ter um bom desempenho, mas o mesmo tamanho para sua homepage pode não funcionar.

 

3.     Divida seu conteúdo para legibilidade

 

Outra maneira de escrever para o leitor é dividir seu conteúdo de modo que seja fácil para os olhos. Oi? Sim! Legibilidade que chama. Os olhos enxergam com mais clareza quando:

  • Você usa subtítulos
  • Escreve parágrafos curtos
  • Inclui imagens
  • Usa fontes em negrito e itálico para destacar pontos importantes
  • Usando marcadores ou listas numeradas

Tornar o seu conteúdo mais fácil para o leitor ajudará a aumentar os backlinks naturais e a autoridade. No entanto, algumas dessas sugestões também são interessantes para os robôs do mecanismo de pesquisa.

Por exemplo, os mecanismos de pesquisa examinam as tags de cabeçalho para determinar a hierarquia do seu conteúdo. Assim como quais partes são mais importantes do que outras.

Seu título usa a tag H1. Os subtítulos devem usar a tag H2 e assim por diante. (Normalmente, essas configurações são encontradas nas opções de formatação do eu sistema de gerenciamento de conteúdo.).

A utilização dessa hierarquia e a inclusão de palavras-chave em seus subtítulos permitirá que os mecanismos de pesquisa indexem seu site com mais eficiência.

Além disso, as imagens também podem ajudar com SEO. O uso de tags e legendas alt nas imagens mostra o assunto em questão para os mecanismos de pesquisa. Além disso, as próprias imagens podem ser classificadas nos mecanismos de pesquisa, e as imagens relevantes cercadas por texto relacionado terão classificação mais alta.

4.     Cite Influenciadores em Seu Nicho

 

A citação de influenciadores não é apenas uma maneira eficaz de aumentar a qualidade do seu conteúdo, mas também é uma estratégia eficaz de SEO.

5 técnicas de copywriting que afetam SEO - cite influenciadores do seu nicho

Quando você cita influenciadores, vincule-se à fonte. Links externos servem como indicadores de relevância e qualidade do conteúdo. Além disso, eles podem atrair a atenção dos sites aos quais você está vinculando, o que pode impulsionar o engajamento e incentivar os links para seu conteúdo.

Como bônus, você pode usar essa estratégia para entrar em contato com influenciadores e informá-los de que foram mencionados em seu conteúdo. Alguns deles podem querer compartilhar seu artigo e aumentar ainda mais o tráfego.

 

5.     Inclua um forte apelo à ação

 

Não se esqueça de que você não é o único que tem controle sobre a otimização do mecanismo de pesquisa. Seus leitores também podem agir para aumentar seus rankings. Mas como você os ajuda a sair? Inclua um forte apelo à ação no seu conteúdo. Duas rotas principais que você pode usar como estratégia de SEO:

Pedir aos leitores que compartilhem seu conteúdo nas mídias sociais.

Embora o Google não use ações sociais para influenciar as classificações, as ações sociais ainda são importantes. Quanto mais compartilhamentos você tiver, mais pessoas serão alcançadas. E mais uma vez, levará a backlinks mais naturais.

Você pode incentivar compartilhamentos sociais incluindo botões de compartilhamento ao configurar seu blog, mas também pode incentivar compartilhamentos sociais por meio de sua Escrita. Por exemplo, incluir links de clicar para twittar em seu conteúdo ou pedir aos leitores que comentem a opinião deles para você pode impulsionar os compartilhamentos no Twitter.

Incentivar os leitores a deixar um comentário.

Neil Patel, profissional renomado da área de marketing Neil Patel, diz que vale a pena responder a comentários de posts de blogs e que, na verdade, tem benefícios de SEO.

Quanto mais comentários você tiver nos posts do seu blog, mais texto você terá na página. Isso significa que você irá classificar por mais palavras-chave de cauda longa.

Incentive os comentários fazendo uma pergunta instigante no final dos posts do seu blog.

Mantendo estas dicas em mente irá aumentar a eficácia de seus copywriting e SEO.

Como você vai usar essas sugestões em seu copywriting e SEO? Você usa alguma outra estratégia? Deixe sua opinião e dica nos comentários. Se este artigo foi útil compartilhe!

Comments

comments

Luh Guedes, Graduada em análise de sistemas pela UNA, Especilista em Marketing Digital e Produção de Conteúdo pela Rock Content e Inbound Marketing pela Hubspot.

Sem comentários

(Required)
(Required, will not be published)