5 Práticas de Marketing Digital para 2018

Quais são suas práticas de Marketing digital? O marketing de conteúdo digital está atingindo a maturidade. As empresas têm uma necessidade imprescindível de garantir que suas estratégias e campanhas de marketing de conteúdo acompanhem os tempos.
Mais importante, é necessário lembrar que um ótimo conteúdo é ótimo conteúdo. O tipo de tecnologia que você tem implementado ou os sistemas que você implementa, não importa se seu conteúdo não está repercutindo em suas buyer personas.
O marketing digital está avançando e evoluindo, da mesma forma que a publicação tradicional evoluiu décadas atrás. O marketing de conteúdo seguirá a mesma trajetória. A única diferença significativa é a velocidade com que as coisas vão mudar. Muitas marcas digitais, em uma tentativa de serem mais eficientes, esquecem de ser humanas.
Se você escreve em tábuas de pedra ou está usando realidade aumentada para passar sua mensagem, não importa. O que realmente importa é que você seja relevante e interessante o suficiente para motivar uma reação desejada do cliente.
Do ponto de vista da marca, gerar e distribuir conteúdo atraente por meio das mídias sociais não é apenas importante, mas necessário. A chave para criar um futuro brilhante para o marketing de conteúdo nas mídias sociais é usar abordagens modernas que abranjam o ser humano.
Abaixo listei cinco importantes práticas de marketing digital que você precisa conhecer este ano.

1. Aumento no investimento em talentos

Do jeito que está agora, do ponto de vista do engajamento do consumidor e da conscientização da marca, muitas empresas perceberam que ter presença digital é crucial.
Por esse motivo, você notará um investimento de recursos tangíveis em estratégias sociais. Há uma ênfase contínua em encontrar e contratar pessoas que possam criar fluxos consistentes de conteúdo de qualidade para plataformas sociais.
5 Práticas de Marketing Digital para 2018 - invista em talentos
Fonte da imagem: Chronus
Automatizar e promover conteúdo semelhante em todas as plataformas sociais não vai mais ser útil. Em 2018, é necessário ter pessoas a seu lado que saibam como aumentar o público para suas marcas em plataformas sociais.  Também é necessário que saibam como criar conteúdo atraente para manter esse público colado em todos os canais.
Para fazer isso, é necessário que a pessoa responsável pelo seu Marketing Digital seja altamente organizada, conhecedora de tecnologia e tenham habilidades de comunicação. Não basta usar jargões da área.
No ecossistema digital, um editor-chefe na publicação de ontem pode se tornar um estrategista de conteúdo hoje. Você ainda precisa de pessoas para criar sua imagem e história da marca.
Automação por si só não é o caminho a percorrer em 2018. Você precisa ser humano.

2. Mais conteúdo direcionados para mobile

A ComScore relata que o celular agora representa cerca de 7 de 10 minutos de mídia digital. Só os aplicativos para smartphone são responsáveis por metade do tempo gasto em envolvimento com mídia digital.
5 Práticas de Marketing Digital para 2018 - conteúdo para mobile
Fonte da imagem: Infographic List
De acordo com o relatório de 2017 da ComScore, o Facebook é o principal aplicativo móvel do ano (medido pelo público que usa aplicativos móveis dos EUA). O Instagram seguem entre os 10 primeiros. Isso obviamente implica que os consumidores estão gastando bastante tempo usando as mídias sociais através de seus dispositivos móveis.
Assim, espero que você dedique e gaste mais recursos na criação de conteúdo para mobile, especificamente. O conteúdo direcionado para dispositivos móveis precisa ser simples e fácil de navegar. Tem que haver poucos cliques para haver o engajamento.

3. Aumento na produção de formas mais ricas de conteúdo (Mais vídeos e enquetes)

Aqueles que trabalharam no espaço do marketing digital sabem que um conteúdo mais rico gera mais engajamento.
Mas o que exatamente é o significado de “conteúdo rico”?
A resposta para essa pergunta depende muito de quem você pergunta. No entanto, a maioria das pessoas concorda que se refere a qualquer tipo de conteúdo que possa facilitar e melhorar a interação do usuário.
5 Práticas de Marketing Digital para 2018 - conteúdo rico
Fonte da imagem: Infographic World
Um exemplo: os vídeos geralmente são considerados ricos porque exigem que o espectador clique em “reproduzir” (a menos que você use anúncios de reprodução automática, o que eu não recomendo, a menos que seu objetivo seja incomodar seus clientes e desativá-los).
Seu conteúdo tem que gerar uma situação ganha-ganha. Ao fazer isso, você está distribuindo conteúdo que incentiva os usuários a interagir enquanto coletam percepções do consumidor simultaneamente.

4. Marcas aproveitando o conteúdo gerado pelo usuário

Em publicidade, o Global Trust Report da Nielsen sugere que 66% das pessoas confiam em comentários de consumidores postados on-line, enquanto 83% dos consumidores confiam nas opiniões e recomendações de produtos de pessoas que eles já conhecem.
5 Práticas de Marketing Digital para 2018 - conteúdo gerado pelo usuário
Fonte da imagem: Nicho
Esses números são substancialmente mais altos do que os 46% de consumidores que confiam em anúncios nas redes sociais. Agora, já que sabemos que os consumidores confiam nas opiniões uns dos outros, em vez de celebridades e influenciadores sociais. Não é surpresa que estamos vendo marcas direcionadas a conteúdos gerados por usuários com mais força em sua estratégia social.
Repostar ou reenviar ou ainda, compartilhar uma foto de um cliente feliz não será o suficiente. As marcas precisam gastar tempo ajustando o conteúdo gerado pelo usuário e incorporando-o em campanhas sociais de modo que pareça orgânico, mas profissional.

5. Os profissionais de marketing dobram o conteúdo temporário

No passado, os profissionais de marketing eram conhecidos por produzir conteúdo evergreen,ou seja,  que pode ser reaproveitado. E também que tenha valor por um bom tempo. Isso impulsionaria o engajamento por meses a fio. Mas tudo isso mudou, especialmente no mundo da mídia social.
O Snapchat foi pioneiro na ideia e inspirou o uso popular de conteúdo temporário. Seu sucesso comprovou que os consumidores adoram se envolver com esse tipo de conteúdo, porque sabem que ele é executado em um relógio e não ficará disponível para sempre. “Ephemerals” têm um sabor inerentemente exclusivo para eles.
Dada a enorme quantidade de envolvimento do Snapchat Stories, não é surpresa que o Facebook e o Instagram tenham seguido rapidamente a tendência e lançado recursos que suportam histórias em suas próprias redes. Devido a essa descoberta, as marcas continuarão desenvolvendo maneiras de criar histórias interessantes em todas as três plataformas. Isso é para gerar ondas consistentes de conteúdo efêmero que manterão os consumidores viciados e voltando para mais.

Enfim…

A mídia social apresenta oportunidades aventureiras que nos permitem usar conteúdo de ponta para construir relacionamentos tangíveis com nossos clientes. Estou realmente ansiosa para ver como as coisas irão evoluir nos próximos anos.
Se você tem presença digital e não está tendo resultado, entra em contato comigo e juntos vamos achar uma solução.
Tudo de acordo com sua necessidade e seu nicho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *