Browse By

5 fatos que você deve saber sobre Chatbot

Até pouquíssimo tempo ninguém sabia o que era chatbot. Atualmente, eles estão se tornando tão populares, que fazem parte das Tendências de Marketing Digital em  2018.  Hoje vou mostrar 5 fatos que você deve saber sobre Chatbot.

O que é um Chatbot

É um tipo de humanoide treinado para atender seus clientes. Em outras palavras, os chatbots são os serviços especiais que foram criados usando a inteligência artificial.

Muitos empresários entenderam que podem lucrar com um chatbot qualitativo :

5 fatos que você deve saber sobre Chatbot1 1

O que precisamos saber sobre chatbots?

Chatbots e bot plataformas tornaram-se uma grande demanda no processo de desenvolvimento diferentes tipos de chats. Muitos especialistas acham que em breve, os sites que não tem um chatbot, estarão totalmente fora do mercado.

Será?

Hoje, todos podem interagir com chatbots através de uma interface de mensagens. As plataformas de chatbot mais populares são Facebook Messenger, Slack, Telegram, Apple iMessage etc.

Muitas pessoas tiveram experiências negativas e positivas sobre esse tipo de “conversa”.

Se você é proprietário de uma empresa, tem uma loja online ou serviço personalizado, você deve estudar mais sobre os fatos e as capacidades dos chatbots.

Pensando em ajudar você com este estudo, vou mostrar o que você deve saber sobre este serviço inteligente.

1. Um Chatbot é a ferramenta de marketing de uma nova geração

Este sistema robótico pode responder a diferentes perguntas.

  • Simples: sobre a previsão do tempo, filmes populares ou disponibilidade de ingressos gratuitos para o teatro, etc.
  • Complicado: perguntas orientadas para o cliente.

Para aprofundar a sua compreensão, vou exemplificar o chatbot de uma loja de roupas. Este bot fará uma lista de perguntas sobre o seu estilo de roupa preferido. Como resultado, você verá apenas os itens mais adequados com base nas suas preferências. Na realidade, você pode contratar um profissional para te ajudar com isto, mas, mesmo ele (ou ela) pode não atender às suas expectativas.

Prós de ter um chatbot:

  • Pode vender seus produtos ao invés de VOCÊ vender seus produtos.
  • Tecnicamente mais inteligente e disponível 24 horas, 7 dias por semana.
  • Os Bots acumulam o conhecimento que recebem e se tornam mais inteligentes e flexíveis após cada conversa com o cliente.
  • Encontrará as informações necessárias em um enorme banco de dados, com uma rapidez que é humanamente impossível.

 

2. Chatbots estão sempre prontos para aprender

Se o seu chatbot for um bot de AI, ele sempre tentará saber mais sobre um usuário. Muitas vezes, os proprietários de empresas querem usar o chatbot AI porque tem qualidades que são difíceis de encontrar em pessoas reais:

  • paciência;
  • atenção aos detalhes;
  • análise instantânea do interlocutor e uma avaliação de suas necessidades e desejos.

AI chatbots usa dados para aprender. Eles aprendem a avaliar seus resultados de trabalho para tirar conclusões e auto melhorar.5 fatos que você deve saber sobre Chatbot - 2

Mas ainda assim, a “mente” é normalmente limitada ao algoritmo dado acima. No entanto, um bot com uma rede neural AI, trabalhando no princípio “de questão em questão – a resposta na saída” é teoricamente ilimitada.

3. Um Chatbot pode tornar o processo de pagamento mais fácil

Para facilitar a compreensão, podemos ver o FaceBook Messenger.

“Desenvolvedores e empresas criaram mais de 30.000 bots para o Messenger. Nós abordamos mais de 34.000 desenvolvedores, e recentemente atualizamos nossa Política de Plataforma para melhorar o engajamento e a retenção de interações entre pessoas e empresas no Messenger …. Avançando, também estamos simplificando a experiência de pagamento e checkout para reduzir o desgaste geral entre querer algo e ter. As pessoas podem usar suas informações de pagamento já armazenadas no Messenger e no Facebook para verificar rapidamene com os tópicos do Messenger.”

David Marcus – Chefe do Departamento de Chatbot do Facebook.

Graças ao desenvolvimento de bot hoje você pode usar um chatbot como uma ferramenta de pagamento. Em alguns cliques, o serviço inteligente gerenciará uma transação para você. Incrível, não?

4. Que linguagens de programação são usadas para desenvolver Chatbots

A resposta é simples: qualquer um. Sim, o desenvolvedor é livre para escolher qualquer linguagem de programação do chatbot. Depende das API suportadas.

“Mensageiros”, como FaceBook, Telegram e Slack suportam vários idiomas para o desenvolvimento em suas plataformas.

Na gringa, de acordo com techworld.com, as seis melhores plataformas usadas para desenvolvedores usarem um chatbot são:

5 fatos que você deve saber sobre Chatbot - 4

5. Como você pode usar Chatbots em seu negócio

Os Bots podem ajudar a automatizar alguns serviços do departamento de suporte ao cliente. Claro, eles não podem substituir as pessoas vivas.

Com o que eles realmente ajudam:

5 fatos que você deve saber sobre Chatbot - 3Concluindo, a capacidade desses sistemas robotizados estão aumentando de um dia para o outro. Pesquise mais sobre inteligência artificial e pense em usar um bot inteligente em seus processos de negócios. Quem sabe, talvez em um curto período de tempo, você melhorará sua empresa devido ao seu assistente robótico inteligente.

 

Comments

comments

Luh Guedes, Graduada em análise de sistemas pela UNA, Especilista em Marketing Digital e Produção de Conteúdo pela Rock Content e Inbound Marketing pela Hubspot.

Sem comentários

(Required)
(Required, will not be published)